Ruas e estradas da Lapa pedem socorro

Moradores pedem melhorias em ruas e estrada rural. Uso de dinheiro público em recapeamento asfáltico, em rua central, causa indignação de lapeanos.

No mês de agosto deste ano, o leitor Alison Rodrigo de Sant´anna, morador do Bairro Cascata, entrou em contato com a redação, para pedir auxílio na busca por soluções para as ruas de sua região. A Tribuna elaborou matéria sobre o problema, buscando informações junto à Prefeitura e à Sanepar.

Agora, no início de novembro, o leitor entrou novamente em contato com o jornal, para externar sua  indignação com o mau uso do dinheiro público.

Ele relatou que, passando pela Rua XV de Novembro, avistou uma placa com o valor que foi gasto com o recapamento de ruas da cidade. Ele afirmou que, em seu ponto de vista, tais rua não precisavam de melhorias. Para Alison, o valor, de quase R$ 400 mil, ao invés de ser utilizado para recapar ruas que estavam em bom estado, poderia ter sido direcionado para bairros que realmente precisam de melhorias.

Diante disso, o leitor se perguntou qual o critério para utilizar o dinheiro público, do povo lapeano, com recapes de ruas em bom estado, quando muitas rua e bairros necessitam, com urgência, de melhorias.

A indignação de Alison não é isolada. Moradores da região da estrada do Piripau e Rio dos Patos também reclamam da falta de manutenção no local. Segundo eles, quando chove, fica difícil transitar por lá. O leitor Vanderlei Lourenço, por exemplo, chegou a levar um tombo com sua moto, em uma das valetas que se formaram no meio da estrada, após as chuvas.

O morador conta que os moradores chegaram a ir à Prefeitura cerca de duas vezes, mas ninguém apareceu na região para atender os pedidos. “Quando passam a máquina, passam em dia de chuva. Aí não adianta, pois faz mais encalhadores”, relata ele, que contou também que, nas proximidades da represa da Sanepar, dias atrás choveu e o ônibus não conseguiu passar, acabou encalhando, junto com uma van. Foi preciso procurar um trator para desencalhar os dois veículos.

Já no final da Avenida Dr. Manoel Pedro, logo depois de terminar o asfalto (depois do parquinho), há uma rua que leva ao local onde antigamente funcionava uma fábrica de foguetes. A rua, em declive, necessita de reparos urgentes. Os moradores foram atrás da Prefeitura solicitar obras no local, como alargamento da via, colocação de manilha e limpeza dos bueiros. Isso foi há cinco meses, segundo os moradores, os responsáveis se comprometeram em arrumar. A resposta é de que no mês de abril seria feito um projeto para a rua.

Mas, até agora, nada de concreto foi feito, que solucionasse o problema grave no local: moradores não conseguem trafegar com seus veículos; quando conseguem, sofrem com a alta manutenção dos automóveis; em dias de chuva, por falta de escoamento adequado na via, as casas são invadidas por água e barro.

A rua está regularizada, tanto que há iluminação pública e ligação de água e esgoto nas residências. O que falta agora é atenção do poder público para que os moradores tenham mais qualidade de vida no local.

A Lapa pede soluções, os bairros e regiões do interior clamam por atenção da Prefeitura Municipal.

 

Please follow and like us: