Bovinocultura de Leite finaliza o ano com planos para 2015

Grupo DRS se reuniu para estabelecer ações voltadas à capacitação do produtor e fortalecimento da atividade leiteira lapeana.

O Grupo Gestor do Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS) da Lapa, que tem como foco a atividade leiteira, reuniu-se no dia 10 de dezembro nas instalações da Toca do Vovô para validar as ações a serem implementadas, visando a execução do Plano de Trabalho do próximo ano.

Em 2015 serão canalizados esforços nas ações de sustentabilidade ambiental com ênfase na qualidade da água e o destino correto dos dejetos e efluentes, na produção de leite a pasto e no uso criterioso do crédito de custeio para a prática da agricultura do pasto.

A produção de pasto e de outras forrageiras de qualidade é de fundamental importância para um bom arraçoamento dos animais, resultando em mais produção com menos custos.

Os planos para 2015 incluem realização de cursos, excursões, exposições e eventos técnicos para demonstrações, capacitação, repasse de informações e trocas de experiências entre produtores e técnicos.

Os trabalhos voltados à qualidade do leite direcionado ao Programa Leite das Crianças terá um forte apoio do Governo do Estado do Paraná, numa parceira entre o Instituto EMATER, a APCBRH e os Laticínios Naturalat e Rhuban. Essa parceria se dará através de um trabalho de acompanhamento e controle sanitário mensal de cada vaca do rebanho dos produtores que fornecem leite aos respectivos laticínios.

Os lapeanos produtores de leite têm recebido atenção especial quanto à conservação das estradas para facilitar a entrada e saída dos caminhões para o transporte do leite e dos insumos necessários à atividade. Esse apoio logístico efetuado pelo município tem contribuído no desenvolvimento e ampliação das linhas de leite, inserindo novos produtores nesse importante segmento de produção agropecuário lapeano.

Para o próximo ano serão estabelecidas negociações com os laticínios que atuam no município e com grupos de produtores, visando parceria público privada (PPP) para ampliar os trabalhos de conservação das estradas leiteiras, através de esforços conjuntos no transporte de cascalho.

Após a reunião realizada, todos participaram de um agradável momento de confraternização saboreando um delicioso churrasco servido pelo Dr. Rodrigo, churrasqueiro oficial da Toca do Vovô.

Please follow and like us: