Prefeitura anuncia novidades no recolhimento de entulhos de construção

A partir de fevereiro, em cumprimento à Lei Municipal 1.783, de 19/05/2004, a Prefeitura da Lapa não irá mais recolher restos de construção, móveis e madeiras deixados nas calçadas.

Segundo a Lei, a responsabilidade pelo recolhimento e transporte dos restos de construção é do proprietário ou empreiteiro da obra. Assim, quando está acontecendo uma obra, o morador deve contratar uma empresa para recolher e transportar o material até a área adequada.

A licença para que isso seja feito deve ser retirado gratuitamente pelo proprietário da obra na Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, situada na Rua 13 de maio, 1015. Para mais informações entre em contato pelo telefone 3911-1191.

Muitas pessoas ainda descartam esse material em terrenos baldios e em encostas, o que causa grandes danos ao meio ambiente. Da mesma forma, deixar os entulhos em via pública também é passível de notificação e multa no valor de R$ 119,64 na primeira notificação a R$ 239,29 na segunda notificação.

 

DESTINAÇÃO CORRETA

No final de 2014, após longo trabalho coordenado pelo Departamento de Meio Ambiente, a Prefeitura da Lapa conseguiu, junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a regularização de uma área próxima ao Aterro Sanitário do Passa Dois, para depositar restos de construção civil. É a primeira vez que a Lapa possui um local regularizado como esse.

No lugar, todos os restos de construção são depositados separados do lixo comum, o que atende as leis ambientais e aumenta ainda mais a vida útil do aterro sanitário, já que este não recebe materiais irregulares.

Muito do material também é reaproveitado: os restos de tijolos e telhas podem ser utilizados na recuperação de estradas, peças de ferro vão para a Recilapa e as madeiras são enviadas para olarias e algumas em bom estado são repassadas para a Secretaria de Inclusão e Ação Social para serem encaminhadas às pessoas que precisam de kits para arrumar a casa.

Please follow and like us: