Conselho de Ética para os jornais do interior

Ética. Você sabe o que é e a importância dela no cotidiano, na atuação profissional e, principalmente, nas consequências para a sua vida – quando ela é realmente colocada em prática pelos demais?

A ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais, deriva do grego e significa aquilo que pertence ao caráter. Num sentido menos filosófico e mais prático, podemos compreender um pouco melhor esse conceito examinando certas condutas do nosso dia a dia, quando nos referimos, por exemplo, ao comportamento de alguns profissionais, tais como um médico, jornalista, advogado, empresário, um político e até mesmo um professor. Para estes casos, é bastante comum ouvir expressões como: ética médica, ética jornalística, ética empresarial e ética pública.

Fácil perceber que, quando qualquer um dos profissionais acima citados como exemplo deixam de atuar com ética, quem sofre será a sociedade… E, pensando nesse contexto, a Associação dos Jornais do Interior do Paraná (Adjori-PR), durante o V Congresso Nacional dos Jornais do Interior, realizado no último final de semana em Florianópolis (SC), decidiu criar o seu Conselho de Ética e Disciplina.

Desta maneira, será possível acompanhar a atuação dos jornais associados, verificando se estão agindo de forma ética entre si (uns com os outros) e perante a Adjori-PR. Quem ganha com isso, primeiramente, são os próprios jornais e a Associação. Mas, o grande beneficiado será o leitor e a sociedade, que poderá se assegurar de que a imprensa do interior está, cada vez mais, lutando para que os meios de comunicação representados pela Adjori tenham uma postura digna, respeitosa e voltada ao desenvolvimento da imprensa.

Com essa visão, a credibilidade da Adjori-PR, que cresce a cada dia, fica ainda maior. Isso porque demonstra a sua preocupação com a prática efetiva de valores como a integridade, honestidade, transparência, qualidade do produto, eficiência do serviço e respeito aos leitores. Conclui-se, portanto, que quando a ética ganha relevância em uma instituição, todos os seus integrantes irão zelar pela conduta ética, procurando exercer a liberdade com responsabilidade, tanto no seu relacionamento interno (entre os associados), como com o público externo (leitores, anunciantes, colaboradores).

O CÓDIGO E O CONSELHO DE ÉTICA

Os códigos de ética servem para enfatizar os valores que devem ser praticados pelos profissionais e instituições. Eles especificam os direitos e deveres, o que é vetado eticamente naquela instituição e as possíveis punições no caso de desobediência.

O Conselho de Ética é o responsável por definir o conteúdo dos códigos de ética. Esses conselhos são como tribunais, possuem funções legais sobre registros e julgamentos baseados nas regulamentações dos códigos.

A COMISSÃO

Durante reunião realizada pela Adjori-PR no evento em Florianópolis (SC) ficaram definidos os integrantes da Comissão de Ética, sendo eles:

– Jornal O Popular do Paraná (Araucária), representado pelo Carlos;

– Jornal Impacto PR (de Curitiba), representado pelo Marcelo;

– Jornal A Tribuna Regional (da Lapa), representado pela Emanuelle;

– Jornal Folha Regional de Cianorte (Cianorte), representado por Luiz Antonio;

– e Jornal Noroeste (de Nova Esperança), representado por José Antonio.

Agora, com o Conselho formado, a Adjori-PR dá mais um passo em direção ao seu fortalecimento e crescimento.

Em breve, outras novidades da Associação de Jornais estarão estampadas em todos os veículos associados. É uma pequena mostra da força dos pequenos que, quando unidos, são maiores que os considerados grandes.

Nenhuma outra mídia chega tão longe e atinge tão profundamente a população como a mídia do interior. Por isso, cada vez mais, a união se faz necessária. É o que está acontecendo!

-o-o-

“A ausência da ética deixa um vácuo onde se propaga a onda da corrupção”.

(Antonio Gomes Lacerda)

Please follow and like us: