Jornal Cidade Legendária entrevista Secretário da Agricultura

Júlio Bastos afirmou que a Secretaria está à disposição do produtor rural, com toda a equipe técnica.

A Rádio Legendária AM 960 realizou, no Jornal Cidade Legendária, apresentado das 7h às 8h, uma série de entrevistas com os Secretários Municipais da Prefeitura da Lapa. O quinto entrevistado foi o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Júlio Bastos. Confira a entrevista concedida a Marina Varchaki.

Marina – Jornal Cidade Legendária: Neste início de gestão, o que você pode nos falar sobre o desenvolvimento das atividades na área de meio ambiente?
Júlio Bastos: Inicialmente, nós estamos estruturando a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente para melhor atender as pessoas que demandam os serviços da Secretaria. Nós temos muitos desafios na área de meio ambiente, mas o essencial já está em andamento, já estamos em fase de planejamento das ações em relação às demandas ambientais, como a produção de mudas no horto municipal, com ênfase em espécies nativas, para recuperação das nossas nascentes e matas ciliares. Melhorias na gestão de resíduos sólidos, o controle do borrachudo em várias localidades do nosso município e orientações referentes a atividades que precisam de licenciamento ambiental em nosso munícipio. A ideia é trabalhar com ações de curto, médio e longo prazo, com objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida a população lapeana.

M-JCL: Quanto a questão do lixo, o aterro sanitário, como está a organização desse trabalho?
JB: Acredito que todos já sabem que a gestão de resíduos sólidos iniciou-se na primeira gestão do prefeito Paulo Furiati, com a implantação do aterro sanitário municipal. Este assunto também será tratado com prioridade, pois muitas competências são do município, mas outras precisam da colaboração de cada cidadão para que de fato aconteça o melhor resultado. Nesta área nós temos a coleta do resíduo domiciliar, coleta seletiva, o termo de cooperação técnica junto a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, que todos da Lapa já conhecem, a Recilapa. Os projetos educativos quanto ao destino adequado de resíduos sólidos que geramos, informamos que em breve será regularizada a coleta seletiva no meio rural. Se alguma pessoa no meio rural tiver alguma dúvida sobre o destino adequado do lixo, entre em contato com a nossa Secretaria. Estamos lá para atendê-los.

M-JCL: No desenvolvimento municipal da agricultura, nas diversas atividades realizadas no campo, quais as prioridades para beneficiar o trabalhador rural?
JB: Estamos reestruturando a nossa Secretaria, porque ela tem o objetivo de fomentar a Patrulha Rodoviária Rural, no que ajudaria muito as comunidades. Esta patrulha tem por objetivo atender o pequeno produtor rural, as associações de pequenos produtores, que não possuem maquinários. Então nós estamos fazendo um projeto que será encaminhado para Brasília, para conseguirmos uma retroescavadeira, uma moto niveladora e um caminhão, para podermos trabalhar nos famosos galhos, dentro da propriedade do pequeno produtor. Geralmente nós trabalhamos dando dez horas máquina para cada produtor, nesse tempo pode ser feita terraplenagem, nivelamentos para novos aviários, suinocultura e demais atividades que promovam o desenvolvimento do pequeno produtor, garantindo melhor qualidade de vida, evitando o êxodo rural no município.

M-JCL: O programa de coleta de embalagens de agrotóxicos será mantido pela atual gestão?
JB: Sim, sem dúvida. A coleta de embalagens é um programa em parceria coma ACIPAR, que é a associação dos revendedores de insumos agropecuários da região metropolitana. Nós seguimos um cronograma, pré-estabelecido, onde é realizada a coleta nas comunidades rurais no nosso município, das embalagens tríplice lavadas, para dar o destino correto, atendendo as normas e a legislação vigente, diminuindo assim os riscos à saúde, e a contaminação do meio ambiente.

M-JCL: No dia 20 de janeiro, no evento de aniversário do Sindicato Rural da Lapa, o Secretário de Agricultura do Estado do Paraná, Norberto Ortigara, esteve presente. O prefeito Paulo Furiati, também presente, solicitou em público ao Secretário um recurso para implantação do abatedouro municipal. Na oportunidade o Secretário deu um prazo de 60 dias para realizar o projeto. Esse projeto já está em andamento?
JB: Sim. Foi um pedido muito feliz do nosso prefeito, porque nosso município é o quinto em extensão de área do estado do Paraná. Nós temos um município com quase 90 mil alqueires e não temos nenhum abatedouro. Fomentando esse abatedouro municipal, nós teremos uma melhoria na nossa pecuária, na produção de suínos, ovinos, e isso faz com que o produtor rural se beneficie e muito. Estamos com esse projeto em andamento e entregaremos para o Secretário Estadual de Agricultura em breve.

M-JCL: O que o produtor rural pode espertar da Secretaria para a gestão 2017 a 2020?
JB: Quero que o produtor rural da Lapa use a Secretaria como uma base porque nós temos um departamento técnico com cinco agrônomos, três veterinários, vários técnicos. Estamos na Secretaria para atender o produtor rural. Num município tão grande como a Lapa nós não podemos aumentar a nossa área agrícola, pois estaríamos indo de encontro a leis estaduais e federais, nós podemos provar que é possível aumentarmos a produção respeitando o meio ambiente. O nosso país só sai da crise com o agronegócio, de outra maneira não sai mais. Por isso nós temos o compromisso, e sei da minha responsabilidade, enquanto Secretário da Agricultura, e o potencial que nosso município, nossa Lapa tem.

Please follow and like us: