Associação Literária Lapeana mais ativa que nunca

A Associação Literária Lapeana foi fundada a 29 de julho de 1873 e instalada a 7 de setembro do mesmo ano, que na época tinha por finalidade o estudo da literatura teórica e prática. Os fundadores da ALL foram os responsáveis pela criação do Theatro São João, datado de 1876.

A atuação da ALL foi interrompida em consequência da Revolução Federalista (1894). E, por iniciativa da diretoria do Instituto Histórico e Cultural da Lapa, em 2003, foi formada uma comissão responsável pela reativação e resgate da Associação, sendo esta reativada oficialmente em 7 de setembro de 2004.

A ALL hoje tem por finalidade a promoção da cultura, a pesquisa, a preservação da memória histórica, literária, artística, arquitetônica, folclórica e ambiental.

Atualmente são membros da Entidade: Antonio Ernesto da Silveira, Celina Lacerda Ferreira, Denise Sossella de Siqueira, Elisa Gaio, Emanuele Gorniski, Helenita Prevedello, Iara Sandelari Milchwiski, Ieda Janz Woitowicz, Laura Bara Leoni, Luis Cesar Nogueira, Manoel Vidal, Maria Aparecida Lacerda, Maria De Lourdes Barboza Hoffmann, Maria Edith Ganzert, Marilia Souza do Valle, Mario Cesar Bianchini, Nadia Maria Burda, Nancy Westephalen, Nidia Gemin, Osiris Manne Bastos, Rosangela Beraldi Xavier Pinto, Sophia Mariano Muller, Terezinha Gemin, Valeria Borges da Silveira e Vivian Bastos.

Atual Diretoria da ALL: PRESIDENTE: VALERIA BORGES DA SILVEIRA, VICE-PRESIDENTE: DENISE SOSSELLA DE SIQUEIRA, 1° SECRETÁRIA: IEDA JANZ WOITOWICZ, 2° SECRETÁRIA: NADIA MARIA BURDA, 1° TESOUREIRA: IARA SCANDELARI MILCHWISKI, 2° TESOUREIRO: MARIO CESAR BIANCHINI.

Desde sua reativação a ALL participa e promove concursos literários; lançamentos de livros; exposições fotográficas, de artes e de literatura; apresentações culturais, litero musicais e saraus (inclusive com centenários de escritores, poetas e músicos de renome nacional), palestras, entre outras atividades visando principalmente a preservação e valorização da história e da cultura lapeana.

E com o objetivo de dar continuidade à produção Literária desde 2014 promove concurso literário para edição de coletâneas, contando com a importante participação da comunidade.

Livros publicados sob organização da Diretoria da Associação Literária Lapeana: 1. Lapa em Prosa e Verso, 2. Histórias que Vi, Vivi e Ouvi, 3. Saberes e Sabores – Costumes e Histórias da Lapa, 4. Fatos e Causos Pitorescos, 5. Histórias que Vi, Vivi e Ouvi II, 6. Monsenhor Henrique Osvaldo Falarz – o Sacerdote que viveu para Deus e com os Lapeanos.

E em junho de 2019 foi lançado um novo projeto de livro sob o título: “Saberes e Sabores – Costumes e Histórias da Lapa II”. Confira o regulamento nesta página.

Please follow and like us: