Prefeitura realiza audiência para Hidrelétrica

Audiência Pública demonstrou plano ambiental para implantação da Pequena Central Hidrelétrica na Lapa, gerando quinhentos empregos durante a sua construção.

A Empresa CPFL Renováveis realizou nesta terça feira (16) no auditório da Secretaria Municipal de Educação uma audiência pública para apresentação do Plano Básico Ambiental da implantação de uma Pequena Central Hidrelétrica na Bacia do Rio Paraná, no Rio Iguaçu, na divisa entre a Lapa e Porto Amazonas.

A implantação do empreendimento trará impactos ambientais positivos e negativos. Com o objetivo de mitigar e compensar os impactos negativos e potencializar os positivos, a empresa apresentou 16 programas ambientais a serem implementadas.

Dentre as ações estão previstas a revegetação ciliar, monitoramento e manejo de fauna terrestre e de peixes, controle da qualidade da água, criação de unidade de conservação, controle de processos erosivos, recuperação de áreas degradadas, educação ambiental entre outros.

O conteúdo foi apresentado pela Gerente de Licenciamento Ambiental Tatiana Marques. Em seguida houve um momento de deliberação e de livre palavra para os presentes. O Secretário Municipal de Administração Clésio Thiago Cardoso destacou a importância do empreendimento na geração de renda e empregos ao município.

A unidade PCH Cherobim a ser instalada no Rio Iguaçu terá uma capacidade de 28 megawatts de potência, suficiente para abastecer 63 mil pessoas. Durante as obras serão gerados aproximadamente 500 empregos diretos, principalmente na Lapa e Porto Amazonas, a serem divulgadas pelas Agencias do Trabalhador das referidas cidades.

A empresa atua agora na obtenção das licenças ambientais junto aos órgãos competentes.

A previsão para o início das obras é de julho/2020 e a conclusão deverá ocorrer até 2022, a energia gerada nesta usina já foi adquirida através de leilão da Copel e receberam a concessão por 35 anos.

CPFL

A CPFL Renováveis explora oportunidades no mercado brasileiro de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis e possui um portfólio de usinas eólicas, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), biomassa e solar, produzindo um recurso essencial para o desenvolvimento da sociedade, de forma sustentável e com respeito ao meio ambiente e às pessoas. Considerada a maior geradora de energia elétrica a partir de fontes renováveis no Brasil, possui 94 ativos em operação, distribuídos por 58 municípios de oito estados diferentes. Esse parque gerador representa uma capacidade instalada atual de 2.133 MW. Outros 97 MW serão adicionados até 2024, totalizando 2.230 MW de capacidade e 99 usinas.

 

Representando o município, o Secretário de Administração Thiago Cardoso falou sobre o investimento.

 

Gerente de Licenciamento Ambiental da CPFL, Tatiana Marques, explicando o passo-a-passo da implementação da usina.
Please follow and like us: