Comunidades Quilombolas da Lapa recebem evento para mulheres

Cerca de 60 mulheres das comunidades quilombolas da Lapa, tiveram um dia só para elas.

No sábado, dia 20 de julho, foi promovido na comunidade de Restinga e Porteira o evento “Um dedo de prosa com as Mulheres”, a atividade foi organizada pela Rede de Mulheres Negras do Paraná, respectivamente em comemoração ao dia 25 de julho, dia da mulher Negra Latina e Caribenha.

Esse ano o evento foi para as cidades do interior e a Lapa foi uma das escolhidas com as comunidades quilombolas, sendo elas Feixo, Restinga e Vila Esperança.

O evento aconteceu das 9h às 16h, no salão Paroquial da Igreja São Sebastião das Porteiras (Porteira, Restinga) e reuniu cerca de 60 mulheres. Foi um dia muito especial para as mulheres da comunidade, onde elas puderam expor seus trabalhos como artesanatos e também aproveitaram o dia só para elas com muitas atividades, como, auto o cuidado com a pele, massagem, auto estima, troca de saberes, atividades de identidade e beleza feminina.

REDE DE MULHERES NEGRAS DO PARANÁ

A Rede Mulheres Negras PR é uma organização sem fins lucrativos, autônoma e independente fundada para reivindicar e ampliar a implementação de políticas públicas específicas. Teve início em 2006, quando um grupo de mulheres se uniram com o objetivo de buscar formas de dar visibilidade e acolher as demandas da população negra, e então foi criada a RMN-PR. A organização reúne mulheres negras de todas as regiões do Estado com atuação nas áreas de educação, cultura, saúde, promoção e defesa dos direitos humanos, geração de renda, valorização da identidade de gênero e raça/etnia. Também possibilita atuação conjunta com outras organizações do movimento social.

AGRADECIMENTOS

A Associação Quilombola e Afrodescendentes da Restinga agradece a todos que colaboram para que o evento fosse um sucesso, em especial a Rede de Mulheres Negras do Paraná, Paróquia São Sebastião das Porteiras, Kenia Coqueiro com os cuidados com a pele e a beleza feminina, Luciane Gutierrez- massoterapeuta e Isabelle Neri Vicentini pela exposição de fotos das Mulheres Quilombolas da Lapa que ficará em exposição até o final de agosto no Assentamento Contestado.

O dia foi marcado de confraternização e exposições:

Please follow and like us: