Gincana Cultural movimenta estudantes de Mariental

Em um dia atípico, a Gincana Cultural do Colégio Estadual Antônio Lacerda Braga estimulou os alunos a aprendizagem e a solidariedade.

Aconteceu na última segunda-feira, dia 19 de agosto, no colégio Estadual do Campo Antônio Lacerda Braga em Mariental, a primeira Gincana Cultural realizada pela Escola. Essa primeira gincana teve como tema alusivo ao “Dia do Estudante”.  Participaram da Gincana os alunos do ensino fundamental (tempo integral) e ensino médio (período noturno). Os alunos tiveram um dia bem atípico, com diferentes provas: Tarefas Cumpridas, Classificatórias, Surpresas, Relâmpagos e tarefa de Ação Solidária (Arrecadação de cestas básicas), as quais estão sendo destinadas ao atendimento de famílias carentes. As equipes foram formadas por meio de sorteio realizado pela Comissão Organizadora em salas de aula, procurando formar equipes com alunos em diferentes faixas etárias e turmas. As seis equipes da gincana formadas são: Amarela, Azul, Verde, Vermelha, Preta e Rosa.

A Gincana Cultural tratou- se de um momento muito rico, com aprendizagem prazerosa e divertida com atividades lúdicas, que buscou também a motivação física e intelectual dos alunos, habilidades e formação de atitudes e valores, que embora apresente o apelo competitivo estimulou o trabalho em equipe, explorando as potencialidades de cada participante em prol da realização coletiva. Um momento muito interessante na Gincana foi o Quis Educativo (Prova de pergunta e respostas), elaboradas pelos professores de todas as áreas, sobre conteúdos trabalhados no trimestre.

GINCANA CULTURAL

O projeto de Gincana Cultural CEALB surgiu em meio às discussões com professores e funcionários durante a semana pedagógica, no mês de julho, como proposta de atividade cultural e educacional diferenciada. Foi proposta a realização de 4 gincanas no 2º semestre, com temas específicos: “Dia do Estudante”, “Pátria”, “Dia do Professor e da Criança” e “Consciência Negra”, com pontuação mensal e com pontuação final ao fim do ano letivo, sendo prevista premiação para a equipe vencedora.

O projeto que está em desenvolvimento, tem a participação efetiva do Grêmio Estudantil do Colégio, com a colaboração de docentes e funcionários e visa reconhecer a escola como um espaço de socialização/interação e aprendizado não somente de conteúdo, mas também de atitudes e comportamentos. Uma vez que as atitudes dos alunos serão acompanhadas até o final das gincanas, ou seja, durante todo o segundo semestre do ano letivo, podendo refletir na pontuação das equipes.

 

Atividades que desafiam o talento e a criatividade dos alunos são constantes na gincana.

 

Tarefas que demandam companheirismo, organização e muita diversão fizeram parte da primeira etapa da gincana.

 

Uma das tarefas foi fazer uma Peteca na hora. Deu trabalho, mas saiu.

 

 

Please follow and like us: