Mais de noventa por cento da população mundial já sofreu ou ainda sofrerá com algum tipo de cefaleia, nome científico para a famosa dor de cabeça. Esse distúrbio é uma das três maiores causas de busca ao serviço de saúde no mundo e o maior motivo na busca por um neurologista. Também é um dos maiores motivos para o absenteísmo, o que na prática quer dizer faltar ao trabalho.
É importante diferenciar as duas principais categorias de cefaleias. Existe a Cefaléia Primária, que é uma dor que não tem uma causa por trás e a cefaléia secundária, que é decorrente de algum motivo que gera a dor, como traumatismo craniano ou outros males.
A enxaqueca é uma das formas de cefaleias primarias que mais geram procura ao médico. Existem alguns fatores que podem afetar e até causar a cefaleia, como consumo de álcool, principalmente vinho, consumo de queijos e derivados, café e tipos alternativos de cafeína, tabagismo. Produtos de limpeza, perfumes e produtos de cheiro muito forte também podem contribuir para o início das dores.
Diversos fatores demonstram a importância de buscar um profissional de saúde quando se fala em cefaleia. Alguns sintomas demandam mais urgência na ida ao médico. Dores muito exponenciais são motivos mais que suficientes para uma consulta. Outro sintoma importante é no caso do paciente ser acordado por uma cefaleia intensa ou dores conjugadas com enrijecimento da nuca.
Menos estress, alimentação saudável e atividades físicas. Esses três fatores, mas principalmente a atividade física, colaboram em muito com o bem estar do indivíduo, reduzindo em muito as possíveis cefaleias e também outros males.
Ter uma dor de cabeça não é motivo para desespero. Você deve se conhecer para identificar algum potencial problema maior. Enquanto isso, viva melhor, exercite-se e alimente-se bem. Não esqueça de curtir sua família e aproveitar os momentos.
Se não resolver, nos procure.