Doação de sangue: Um gesto de amor ao próximo

Alunos da Lapa, Contenda e Araucária do Curso Técnico de Enfermagem da Instituição Menna Barreto realizam campanha para doação de sangue.

A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Foi pensando neste gesto solidário que alunos do curso técnico em enfermagem da Instituição Menna Barreto estão promovendo uma campanha para conscientização a doação de sangue. Ao todo são 14 recém técnicos de enfermagem da Lapa, Contenda e Araucária. O objetivo é de mobilizar e incentivar as três regiões que a doação de sangue faça parte da rotina da população, aderindo assim, como tema de trabalho para conclusão de curso. Para a mobilização os alunos criaram uma logo para confecção em camisetas, flyers explicativos, adesivos, imãs entre outros utensílios para incentivarem todos a doação de sangue.

A CAMPANHA

A abertura da campanha iniciará no dia 16 de novembro, as quais os alunos serão os primeiros doadores. A mobilização será realizada em prol do Hospital Erasto Gaertner, onde a instituição solicita o apoio da população para a doação de todos os tipos de sangue. Com apenas uma bolsa de sangue doada de 450 ml, o equivalente a menos de 13% do total do sangue do corpo de um adulto, é possível beneficiar até quatro pessoas. Dela, tiram-se quatro subprodutos: hemácias, plasma, concentrado de plaquetas e crioprecipitado.

Hemácias e plaquetas são os mais utilizados no consumo do Erasto Gaertner, onde no hospital há grande número de pacientes com leucemia, que podem receber até dez transfusões diárias de plaquetas! Além de muitos outros que necessitam de sangue em cirurgias.

Com esse gesto lindo, os envolvidos agradecem aos patrocinadores da campanha que vestiram a camisa: Casa de Carnes e Assados Goslar, Loja Mega Passo, Loja Veste Bem, Airton’s Bar, Lapacor Tintas, Kilo Cia, Master Papelaria ,Loja Tenda, Loja Prestes, Farmácia Confarma, Farmacia São Carlos, Loja Nossa Casa, Loja do Paulinho, Rita Confecções, Fio loja Comany, Indice Papelaria, Farmácia Fran’s Farma, Debora Padilha, Juceli Schafhauser entre outros colaboradores.

QUAIS SÃO OS REQUISITOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE?

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação

Please follow and like us: