Maisa Szcypior: A Contendense que vem ganhando o mundo no esporte

Conheça a história da jovem atleta, que vem se destacando na Corrida de Orientação.

Atividade física faz bem à saúde em qualquer idade e seus benefícios são duradouros. Caminhar pelo seu bairro, andar de bicicleta, nadar, dançar, vale tudo. Basta escolher algo que dê prazer e praticar com regularidade. Nesse propósito, valores éticos e morais, como a socialização, a cooperação, a solidariedade, a disciplina, o espírito de equipe e tantos outros, fundamentais para a formação integral de uma pessoa, podem ser trabalhados e desenvolvidos no esporte.

Com muitos valores adquiridos, o município de Contenda sempre teve tradição no esporte, seja no futebol, no vôlei, nas artes marciais entre outros tantos. Nessa edição, conheceremos um pouco da história de superação e dedicação ao esporte da jovem Maisa Szcypior, que está tendo grande destaque mundo a fora.

A ATLETA

A jovem Maisa Franco Szczypior é professora de Educação Física e sempre praticou esportes. A contendense jogava futebol e em meados de 2013, começou a praticar a Corrida de Orientação, mas no começo, como ela diz “sem pretensão alguma de se tornar atleta”.  Mas com muito treinamento e dedicação, as coisas simplesmente foram acontecendo e, de um esporte praticado por hobby, ela começou a enxergar a oportunidade de alcançar grandes feitos que antes no futebol não existia.

Pelo seu talento e dedicação a Corrida de Orientação, a contendense incorporou nas fileiras das Forças Armadas do Brasil, com a graduação de Terceiro Sargento da Marinha, o que lhe abriu um grande leque para as competições Brasil a fora.

Com grandes resultados alcançados, Maisa conquistou títulos importantes para sua carreira e para a cidade de Contenda. Entre eles, a atleta esteve sempre entre as cinco melhores atletas do Brasil na categoria floresta e entre as três melhores atletas na modalidade Sprint. Participou do Campeonato Mundial Civil de orientação em 2018 na Letônia e mais recente nos Jogos Mundiais Militares, em outubro desse ano, na China. “ A participação no Mundial na China foi o auge de minha carreira esportiva, poder representar o Brasil em uma competição que só perde para as Olimpíadas é algo indescritível. Estar entre atletas olímpicos é surreal. Mas, para mim, o mais importante disso tudo é fazer parte da construção da história de um esporte como a Orientação que tem muito a crescer ainda dentro de nosso país”, comenta a atleta.

O esporte que Maisa pratica, a Corrida de Orientação não é muito conhecido pela população, mas está em grande ascensão. “ Eu como educadora e praticante do esporte, sempre vou buscar mais adeptos a Corrida de Orientação”, comenta Maisa, que finaliza enaltecendo a importância do esporte em Contenda. “ Vejo que em Contenda o cenário hoje é muito melhor do que alguns anos atrás, mas ainda é preciso muita consciência para que as pessoas de fato entendam a importância do movimento”, relata a atleta que   agradece à todas as pessoas que sempre acreditaram em seu potencial e que estão sempre ao seu lado nessa jornada.

Corrida de orientação
A Corrida de Orientação, ou simplesmente ORIENTAÇÃO é uma moderna modalidade desportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. É um desporto em que o praticante tem que passar por pontos de controle (PCs) marcados no terreno, no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola.
Cada praticante escolhe o seu ritmo em função dos desafios que determinou.

Maisa Franco Szczypior é Terceiro Sargento da Marinha do Brasil.

 

Recentemente Maisa representou o Brasil no Mundial Militar na China.
Please follow and like us: