Ginástica para mulheres é sucesso na ADECAL

As aulas de ginástica são conduzidas pela personal Andressa Castilho e faz sucesso entre as mulheres das comunidades.

O CAIC da Lapa, Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, completou nesse ano de 2019, seus 25 anos. O Centro atende mais de 700 crianças e adolescentes, tendo uma das maiores estruturas educacionais do município. Desta forma, abriga em sua estrutura várias entidades, com a direção geral sendo atualmente conduzida pela Diretora Eduína de Fátima Fávaro Ribas. Na unidade da Lapa estão instalados hoje: o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Catarina Keche Ramos; a Escola Municipal Eloáh D´Amico Rychwa, e o Colégio Estadual Professora Irma Antonia Bortoletto Bianchini.

Além destes estabelecimentos de ensino, o CAIC abriga o Centro de Referência a Assistência Social (CRAS), com serviços sócio assistenciais e projetos específicos e a ADECAL (Associação de Apoio e Desenvolvimento do CAIC da Lapa), que presta apoio à comunidade oferecendo cursos, projetos e oficinas, como de cabelereiro, manicure/pedicure, corte e costura, biscuit, Mulheres em Ação, ginástica, recreação, capoeira, Jovem Aprendiz, violão, chinelos decorados, dentre outras.

GINÁSTICA

Para incentivar hábitos saudáveis e a promoção da qualidade de vida, o CAIC por meio da ADECAL, oferece gratuitamente aulas de ginástica para mulheres da comunidade. As atividades são conduzidas pela educadora física Andressa Castilho e acontecem às terças e quintas-feiras, no período matutino.

Os exercícios envolvem treinamento funcional, composto por ginástica e alongamento, circuitos, aulas de Hiit, corridas e caminhadas ao ar livre. A intensidade varia de alunas para alunas, respeitando os limites das idades. Atualmente as aulas de ginástica contam   mais de 30 alunas, entre 18 a 63 anos de idade.

Segundo a personal Andressa Castilho, os treinamentos se refletem em benefícios gerais na vida das pessoas. “Para a terceira idade, em particular, as atividades e os alongamentos melhoram muito a coordenação motora do idoso. Como consequência, eles adquirem mais mobilidade e podem usufruir de um dia-a-dia mais disposto na hora de realizarem suas atividades normais. O que escuto de muitas alunas, é que agora não precisam mais ficar na fila da saúde, a ginástica melhorou muito a vida delas. Isso é gratificante, não tem preço que pague”, salienta a educadora física.

Andressa também lembra que o grupo da ginástica proporciona benefícios emocionais através da socialização. “Aqui elas interagem, trocam experiências, riem, brincam e constroem vínculos e relacionamentos saudáveis e importantes para a saúde mental”, argumentou Andressa, que agradece o carinho especial de suas alunas e da equipe da ADECAL e do CAIC.

Alguns flagras das aulas:

Please follow and like us: