Volta as aulas e as expectativas

Volta às Aulas, o início do ano letivo, as expectativas geradas no retorno às aulas.

O início do ano letivo se aproxima e com ele muitas expectativas e aquele friozinho na barriga, comum no primeiro dia de aula. Mesmo quando não há mudança de escola, a mudança de professores, do espaço físico (sala de aula) e de alguns amigos é suficiente para gerar insegurança. Muitas são as expectativas dos pais, avós, tios e professores em relação ao novo ano.

Os sentimentos dos estudantes alternam-se entre euforia e entusiasmo por rever amigos e professores e, ao mesmo tempo, medo de não ser aceito ou de “não dar conta” desta nova etapa. É importante que os pais demonstrem confiança e apoiem seus filhos nesta fase. Conversar com eles também é fundamental. É bom ficar atento. Se a ansiedade natural do 1º dia tornar- se um sofrimento para a criança deve-se procurar a escola.
Se a criança está mudando de escola, a atenção deve ser redobrada.

VOLTA AS AULAS NA LAPA

Na Lapa, algumas escolas da rede municipal retornam no dia 06 de fevereiro de 2020, pois no dia 05 de fevereiro haverá formação do Programa “A União Faz a Vida” para as escolas que aderiram ao projeto. Confira as Escolas que retornam nesses dias;

05 de fevereiro: CMEIS e Escolas Pedro F. Cavalin, Serafim Ferreira do Amaral, Contestado, Gustavo kuss, Marechal Candido Rondon e São Miguel.

06 de Fevereiro: Escola Martin Hammerschimidt, Martin Afonso, Emília do Amaral, Padre Feijó, Lauro M. Montenegro, Aloisio Leoni, Eloáh D’Amico Rychwa, Manoel Pedro, David Carneiro, Irmã Santa Rita, Jacomel, Passos Leoni, Brasilino, Abigail Cortes, N.S de Lourdes, Sybilla W. de Lacerda.

Na rede estadual de ensino, o ano de 2020 começa no dia 05 de fevereiro e termina em 17 de dezembro para mais de 1 milhão de alunos matriculados no Paraná. Entre as duas datas, porém, o calendário escolar prevê uma série de atividades, tanto para profissionais da educação quanto para estudantes, pensadas para aprimorar o planejamento de aulas e estratégias pedagógicas de aprendizagem.

Muitas vezes pensamos que só os pequenos necessitam de “adaptação”. Fazer um horário mais curto na primeira semana, por exemplo, pode ajudar a criança a se adaptar mais tranquilamente. Além de gerar expectativa, o período de volta às aulas, como todo recomeço, é uma excelente oportunidade para criar novos hábitos, superar dificuldades e modificar o que não foi positivo no ano anterior. Então, bom começo!

Please follow and like us: