28ºBPM é o Batalhão com maior taxa de redução de homicídios do estado

O 28º Batalhão de Polícia Militar, registrou a maior redução de homicídios, furto de veículos e aumento de prisões por tráfico de drogas no Estado.

Segundo dados do relatório estatístico criminal anual do ano de 2019 feito pela Polícia Militar do Paraná, com base no mapeamento criminal realizado pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), divulgado no fim de fevereiro, o 28º BPM foi o Batalhão que registrou a maior redução nos índices de homicídios do Estado do Paraná.

Com uma queda de 66,91% no número de homicídios, o 28º Batalhão de Polícia Militar (28º BPM), registrou a maior redução de homicídios do Estado do Paraná, A Lapa, cidade sede do 28º BPM, não registrou nenhum homicídio no ano de 2019.

O 28º Batalhão apresentou também a maior redução do Estado nos índices de furto de veículos, registrando uma queda de 48%, sendo que 80% dos veículos roubados e/ou furtados foram recuperados por policiais militares do 28º BPM, estando acima da média geral de recuperação de veículos do Estado.

Além disso, o 28º BPM também foi o segundo Batalhão do Estado com maior aumento de prisões por tráfico de drogas e por consumo de drogas em 2019, tendo um aumento de 51,81% nas prisões por tráfico e de 45,98% nos encaminhamentos por uso de drogas.

De acordo com o levantamento realizado, em comparação com o ano de 2018, em 2019 houve redução de 10,70% de roubos e de 4,82% nos furtos, em toda a região atendida pela Unidade. Além disso, houve um aumento de 29,35% no número de armas apreendidas.

Em toda a região atendida pela Unidade, foram quase 7 mil Boletins de Ocorrência atendidos por policiais militares do 28º Batalhão em 2019. No ano todo foram detidas 1.264 pessoas. Ainda de acordo com o levantamento, 375 Termos Circunstanciados de Infração Penal Eletrônico (TCIP-E) foram lavrados.

Segundo o Comandante do 28º BPM, Tenente-Coronel Hornung, “os resultados positivos são reflexos de vários fatores, dentre eles, a elevação da Cia Independente de Polícia Militar à categoria de Batalhão, a atuação constante e eficaz do serviço de inteligência, o aumento do número de operações presença com a ROTAM e reforço no patrulhamento regular, somados à dedicação e empenho de todo o efetivo administrativo e operacional do 28º BPM”.

 

 

Please follow and like us: