Casa dos Cavalinhos organiza seu acervo

A Casa da Memória ou Casa dos Cavalinhos é um imóvel histórico que abriga os principais documentos antigos da cidade.

A Lapa é celeiro da cultura paranaense e também do Brasil. Mas você conhece o principal arquivo municipal de documentos históricos?

A Casa da Memória ou Casa dos Cavalinhos é um imóvel histórico que abriga os principais documentos antigos da cidade. Desde a Carta de Sesmarias até registros contábeis das administrações passadas, onde os contabilistas usavam livros, tudo isso passando por diversos livros raríssimos e históricos e fotografias registrando alguns dos principais momentos do nosso passado.

Todo este material demanda cuidados e muita atenção, visto que o tempo não perdoa os materiais e corrói aos poucos nossa memória. Para dar maior proteção e durabilidade a esses tão importantes documentos a administradora da Casa da Memória, Ise Ganzert e suas estagiárias Leidiane Bora e Mayara Ferreira iniciaram um trabalho de separação, catálogo e recondicionamento dos mais diversos tipos de materiais. Jornais antigos e fotos históricas foram acondicionados em embalagens mais específicas para a conservação. Além dessa proteção, a equipe também está trabalhando na recuperação e restauração de diversas obras pertencentes ao acervo.

Como as verbas destinadas a cultura, no país todo, são limitadas, a equipe faz o melhor que pode com o pouco disponível. A dificuldade de aquisição de materiais de arquivo, devido à falta de orçamento específico, colabora para a deterioração deste importante patrimônio da memória lapeana.

Nossa equipe conferiu pessoalmente o trabalho e notou a necessidade de um maior investimento e dedicação dos gestores públicos quanto aos museus locais. A Casa dos Cavalinhos está linda por fora, mas por dentro precisa urgentemente de reformas e adequações. Nossa memória não pode ser deixada ao léu.

Já dizia a pensadora Emília Viotti da Costa, que “um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado.”

É triste notar que a cultura no Brasil não recebe a importância que merece.

CASA DOS CAVALINHOS

Quem nasceu na Lapa ou visitou o centro histórico provavelmente já ouviu a famosa história da Casa dos Cavalinhos: certa noite o primeiro morador daquela residência sonhou com cavalos alados, no outro dia apostou na loteria imperial e ganhou o prêmio máximo da época. Depois disso, construiu uma nova casa no local, com cavalos esculpidos na fachada em homenagem ao sonho que o deixou rico. No entanto, o que muita gente não sabe é que hoje aquela residência é muito mais do que a “Casa dos Cavalinhos”. Com o nome oficial de “Casa da Memória”, o local abriga um rico arquivo histórico do município que não é encontrado em nenhum outro lugar da Lapa. Arquivo esse que pode ser muito útil em trabalhos sobre a Lapa e a sua história. No local estão guardados equipamentos históricos com mais de 150 anos, como uma máquina registradora de 1852, jornais em perfeito estado de conservação de 1889, fotos com mais de 50 anos de personagens históricos do município. Além disso, a Casa da Memória abriga milhares de documentos da Prefeitura como ofícios, projetos e decretos de datas de todo o século XX.     

Please follow and like us: