“Disciplina Positiva”

– por Elaine Piovezan (do canal Mães S/A)

Oi queris, quero trazer para a nossa roda de conversa a Disciplina Positiva. Então, trata-se de uma filosofia que surgiu nos anos 20, mas, só a partir dos anos 80, que estudos vem sendo divulgados sobre seus benefícios e suas formas de educar. Existem cinco fundamentos principais que buscam estabelecer um modelo para compreender melhor o comportamento das crianças e a forma de abordar sua atitude, a fim de guiar sob uma perspectiva positiva. É baseada na comunicação, no amor e na empatia, a Disciplina Positiva propõe uma educação com respeito e firmeza. Isso não inclui as lutas de poder, o controle excessivo ou a permissividade. Nos livros de Jane Nelsen, multiplicadora da “Disciplina Positiva”, encontramos abordagens de incentivo à tanto para crianças, quanto para adultos:

 1. O respeito Mútuo – ser amável, respeitar a criança enquanto indivíduo, mas, também ser firme quando necessário. Um dos exercícios propostos é repetir a frase: “Estou muito orgulhosa de você”. Significa muito para a criança, justamente porque o seu desenvolvimento cognitivo e emocional passa por atitudes individuais e quando se acerta, é gratificante ser valorizado.

2. Importância e Pertinência – incluir a criança nas decisões do dia a dia e fazê-la sentir-se importante e real membro da família. Dizer: “Eu te amo” é a frase mais linda que se pode dizer todos os dias, para nossas filhas e filhos, para o namo, marido ou namorido, para nossas mães, pais, enfim… para todos os  que amamos. Eu te amo é sempre acolhedor e, para as crianças, em especial, essa frase tem um impacto profundo, porque vem carregada de um sentimento que a criança já tem certa intimidade e o reconhece como um carinho. Diga sempre: EU TE AMO!

3. Empatia – nos colocarmos um no lugar do outro, principalmente na resolução de conflitos, estimulando a busca por soluções de problemas. Um bom exercício de empatia e cuidado é a gratidão. Agradecer pela existência da criança, agradecer por ela ter feito algo pra você ou por alguém, faz com que criemos humanos mais humanos. Obrigado (a) é uma palavra mágica! Pequenas atitudes devem ser agradecidas e enaltecidas;

4. Habilidades para a Vida – dar autonomia e estabelecer responsabilidades para a criança. Permitir que ela tente, experimente e desenvolva sua inteligência emocional. “Eu acredito em você” é uma frase que transmite autoconfiança e faz com que a criança se sinta segura para enfrentar as adversidades da vida. É muito importante dizer isso, principalmente nos momentos em que ela precisa de apoio e cumplicidade. Eu, particularmente gosto de repetir esta frase para minha pequena Helena, justamente por ainda vivermos em uma cultura relativamente machista, onde as mulheres muitas vezes não têm voz e isso faz com que desde cedo, nossas meninas sintam medo de confiarem em si mesmas. Esse é o nosso papel de mãe, incentivar e encorajar nossas meninas e meninos;

5. Sem julgamentos ou castigos – possibilitar descobertas e capacidades à criança, criando um ambiente de amor e compreensão para fortalecer a autoconfiança e atitudes conscientes. Julgar ou castigar têm menos efeito que orientar e acolher. Repetir a frase: “Você pode contar comigo sempre”, “Você é capaz” também encoraja, dá força. É nosso papel como mãe fazer com nossas filhas e filhos tentem de novo e, de novo e de novo. Cair e levantar, virar a página, passar a limpo. Acho que isso pode ser dito inclusive pra nós mesmas, em frente ao espelho, porque às vezes (cá entre nós) nem nós mesmas acreditamos que somos capazes;

São exercícios diários de paciência, amor, repetição, mas, de qualquer forma, acredito que valem super à pena adotarmos não só para com as crianças como também para nós mesmas. Premissas psicopedagógicas que nos ajudam a educar e respeitar nossas crianças para um mundo melhor, com mais amor, confiança, dignidade, enfim… são como mantras, para serem ditos e repetidos todos os dias… #somostodasmaessa.

Enriquecendo nosso vocabulário

Disciplina Positiva: é uma abordagem filosófica que propõe um modelo educativo composto por firmeza, afeto e empatia. | Jane Nelsen: é mentora, autora e co-autora de mais de 18 livros sobre desenvolvimento infantil. Tornou-se ícone da filosofia da “Disciplina Positiva, hoje presente em mais de 50 países. Alguns de seus livros são best-sellers (os mais vendidos)| Psicopedagogia: é a combinação de dois ramos principais de estudo: a psicologia e a pedagogia, elaborando e desenvolvendo atividades ao processo de ensino e aprendizagem

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