Oficinas de Teatro realizadas pela UAL e Uninter é sucesso

Mesmo com a pandemia as aulas foram ministradas de forma remota e foi uma grande descoberta aos participantes ao se adaptar ao novo modelo de fazer arte.

Entre os dias 06 de março e 04 de setembro de 2020 a União dos Artistas Lapeanos –UAL organização artística sem fins lucrativos e a Uninter renomada instituição de ensino com mais de vinte anos de atuação, em parceria, realizaram o projeto “Dia de Ensaio” o qual ofertou oficinas de teatro gratuitas para a comunidade lapeana.

A iniciativa se deu ao fato do significativo número de pessoas na cidade que buscam formação na área artística, bem como da necessidade de ampliação e fortalecimento dos grupos culturais existentes, além de oferecer mais uma opção de espaço cultural para a comunidade.

AS OFICINAS E A PANDEMIA

O projeto que iniciou com aulas presenciais ministradas pela UAL no Polo da Uninter/Lapa, obteve uma resposta bastante positiva da comunidade com boa aceitação e público, entretanto, com a chegada da pandemia e a exemplo das demais instituições de ensino, os organizadores das oficinas precisaram suspender as aulas presenciais. Foi neste momento, que as entidades em respeito ao compromisso assumido junto aos participantes do projeto, buscaram adaptar-se a esse novo cenário, ministrando as aulas de forma remota.

Uma ideia que de início apresentou-se bastante desafiadora aos artistas da UAL e difícil de ser colocada em prática, acabou tornando-se uma grande descoberta sobre uma nova faceta da arte e do “fazer artístico”. Aprimorando ainda mais os instrutores e alunos, visto que o trabalho passou a ser mais detalhado e os alunos puderam ser avaliados individualmente de forma completa e enriquecedora. Todavia, ainda era preciso garantir o trabalho relativo ao senso de coletividade, típico do teatro, necessidade esta que foi suprida com o uso de tecnologias como os aplicativos de mensagens e de videoconferência existentes, o que possibilitou criar ambientes ainda mais amistosos e de muito aprendizado, além de fortalecer os laços entre os participantes, o que gerou resultados acima das expectativas.

Segundo os instrutores das oficinas, nada pode substituir a proximidade de forma presencial entre os artistas e seu público. “Certamente esses novos dispositivos vieram para somar e facilitar os trabalhos, esperamos que estas ferramentas no futuro possam ampliar a interação entre artistas e o público oferecendo mais uma opção acessibilidade e inclusão”, relatam.

O objetivo é divulgar brevemente os trabalhos produzidos durante as oficinas, como forma de estabelecer o primeiro contato entre esses jovens atores e seu público, bem como de dar continuidade ao trabalho com a inclusão dos alunos em futuros projetos e parcerias, uma vez que as oficinas de teatro, embora fundamentais, são apenas a primeira etapa da trajetória artística.

“É notório o impacto positivo que projetos como estes causam nos envolvidos e foi surpreendente como foi possível, mesmo de forma remota, visualizar a evolução dos participantes. Foi uma oportunidade de aproveitar de forma produtiva o tempo do “ficar em casa”, revelando o que esses jovens, tem de melhor para oferecer à sociedade. Torcemos que novas oportunidades como estas possam surgir e multiplicar-se para auxiliar na construção de uma sociedade cada vez melhor e mais humana”, finalizam. 

Please follow and like us: