Dia do Professor: Dedicação e amor pela profissão

Nesta data especial do dia do professor, conversamos com a jovem professora Kassiane, que vem realizando um trabalho fantástico nessa pandemia com as aulas remotas.

Hoje, 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageiam os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um grupo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior. Como todos sabemos, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.

Para homenagear nossos queridos professores, nesta edição prá lá de especial, não poderíamos passar em branco. Hoje, o pequeno grande jornal fez uma entrevista com a jovem professora Kassiane Nadolny Paes, que com um currículo invejável trabalha há anos em prol da educação e que nesse momento triste da pandemia do novo coronavírus, vem realizando um trabalho fantástico levando conhecimento aos seus alunos.

A PROFESSORA

A lapeana Kassiane Nadolny Paes cresceu em uma sala de aula e à docência fez parte de sua vida. Sua mãe que também é professora, foi sua grande inspiração na escolha da profissão transformadora que é ser educadora.

Com um currículo invejável, a jovem professora tem Graduação em História e Pedagogia, Pós Graduação em Educação Especial e Inclusiva, Pós Graduação em Ensino Superior EAD, Pós Graduação em Libras, Especialização em Ensino de 09 anos e Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Com doze anos de magistério, Kassiane compartilha os conhecimentos com alunos do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e a Preparação para concursos e vestibulares.

OS DESAFIOS NA PANDEMIA

A pandemia do novo coronavírus forçou os docentes a reinventar a maneira de trabalhar com a educação de diferentes pessoas. Com o fechamento das escolas, os professores tiveram que se acostumar com câmeras e edição de imagens, pensando em estratégias que possam ser executadas de seus lares para a casa dos alunos. A professora Kassiane é uma das docentes que mais se destaca nas aulas remotas. Para ela, “na aula online é necessário algo a mais”. E continua dizendo que “para as crianças, precisamos dar ainda mais atenção, por exemplo”. “Sinto falta da sala de aula, sinto mesmo, pois todo professor gosta muito de ver o aluno pessoalmente e acompanhar sua evolução diariamente”. “Ensinar tem a ver com sentimento, dedicação e ir muito além de um conteúdo”, destaca.

Kassiane continua dizendo que “estamos nos reinventando todos os dias, por meio das tecnologias digitais, das atividades elaboradas para que o aluno que se encontra do outro lado da tela do computador, celular e das atividades impressas, possa entender o que está proposto, dos vídeos gravados com explicações da resolução de exercícios, das histórias contadas, das transmissões on-line e tantas outras propostas que passaram a fazer parte do processo, essas tecnologias que há muito distanciava as pessoas, agora, mais do que nunca, é uma das ferramentas que vem aproximando e acalentando a saudade que sentimos dos nossos alunos”.

“Superar os desafios são necessidades constantes e permanentes, mas o sentimento de acreditar em uma educação transformadora, presente por diferentes vertentes em tempos tão inesperados, atrai alguns sentimentos como o compromisso e amor, assim nos movemos e nos unimos na ação pedagógica transformadora”, finaliza a docente.

O desafio de ser professor, no Brasil, segundo Kassiane, é ter um compromisso com o Futuro. “Sabemos da importância e relevância do processo pedagógico para cada pessoa (criança, jovem ou adulto) que ocupa uma vaga nas creches, nas escolas e nas universidades. São nesses ambientes, que as pessoas evoluem, aprendem como conviver em sociedade e trocam experiências como “ler a palavra e ler o mundo” como já anunciou o Patrono da Educação, Paulo Freire. Seguimos nossos caminhos mesmo em período de Pandemia, não abrimos mão deste compromisso, embora às vezes, não haja o reconhecimento merecido”, destaca.

Kassiane finaliza almejando que “sigamos na esperança de um mundo melhor, que com toda a certeza acontecerá pela ação Educadora. Educar não muda o mundo, mas pode levar as pessoas conhecerem a informação, e essas informações de amor ao próximo são capazes de mudar o mundo. O educador estará sempre acompanhado da Esperança e da Luta contínua por um mundo justo para TODOS”.

PARABENIZAMOS

A Tribuna Regional parabeniza a todos aqueles profissionais que se dedicam a essa bela tarefa e que se empenham no seu ofício. Para ser professor é preciso vocação e dedicação e isso não é qualquer um que demonstra.

Viva os professores.

A jovem professora Kassiane Nadolny Paes é um exemplo de dedicação e amor pela profissão.
Please follow and like us: