Exposição “Quo Vadis” ressalta os 145 anos do Theatro São João

Exposição sobre os 145 anos do Theatro São João será realizado na Casa Lacerda com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura da Lapa.

No sábado, 11 de junho, inaugura no Museu da Casa Lacerda, a exposição temporária “Quo Vadis”- Theatro São João, que será realizada em espaço físico e também em ambiente virtual com transmissão ao vivo pelas páginas de redes sociais da Prefeitura da Lapa (Facebook e YouTube).

A exposição tem como objetivo mostrar para a sociedade em geral um pouquinho dos 145 anos deste lindo espaço arquitetônico que a Lapa possui, suas histórias, sua função de casa de espetáculos e espaço cultural.

 A HISTÓRIA DO THEATRO SÃO JOÃO

Construído entre os anos de 1873 e 1876, o Theatro São João da Lapa possui tombamento isolado nas esferas federal e estadual, além de estar inserido no conjunto urbano tombado do Centro Histórico da Lapa. A edificação possui uma trajetória peculiar, pois embora tenha sido construída para receber espetáculos cênicos, atendeu a essa finalidade por um curto período de tempo, sendo usada para variados fins.  Durante o Cerco da Lapa, em 1894, o espaço, de forma emergencial, se prestou a enfermaria a soldados legalistas feridos em combate. Ao longo da primeira metade do século XX, a edificação abrigou exposições agrícolas, leilões beneficentes, o Cine Elite (antigo cinema da cidade), até que, em 1951 foi cedida à Cúria local para funcionamento da Rádio Legendária, cessão que perdurou por mais de duas décadas. Somente entre os anos de 1975 e 1976 é que a edificação foi restaurada em sua configuração inicial e teve, então, retomada a sua vocação original, passando a receber apresentações de companhias teatrais de forma contínua até pouco tempo atrás.  Em 2019, porém, o Teatro voltou a fechar seu palco para eventos culturais, dessa vez por motivos de segurança do público e de conservação de sua estrutura. A Prefeitura Municipal da Lapa assumiu, então, a iniciativa da contratação de um novo projeto de restauro da edificação, que se encontra hoje em desenvolvimento, com a supervisão da equipe de Arquitetura do Iphan-PR. Considerando o atual cenário, o setor de Difusão e Educação Patrimonial do Iphan-PR e a equipe do Museu Casa Lacerda, em parceria com servidores municipais, desenvolveram a presente exposição com o intuito de contribuir para uma reaproximação da comunidade lapeana e da sociedade brasileira com esta edificação que é, também, seu Patrimônio Cultural, com a expectativa de que, em breve, ela possa ser novamente apropriada e usufruída em sua vocação original.

SERVIÇO

O QUE : Abertura da exposição temporária “Quo Vadis – Theatro São João

ONDE: Museu da Casa Lacerda

QUANDO: Dia 11 de junho, às 15 horas, com transmissão ao vivo pelas páginas de redes sociais da Prefeitura da Lapa (Facebook e YouTube).

Please follow and like us: