Você sabia que a postura vai muito além só de Estetica?

Uma postura corporal ruim pode afetar funções como digestão, respiração, evacuação, músculos, articulações e ligamentos. A importância da boa postura é muitas vezes negligenciada. Saiba o que fazer para ter uma vida mais saudável.

Formada em Fisioterapia pela UnC-Mafra, a jovem Elis Regina Polato Fieszt especializou-se em RPG (Reeducação Postural Global) e tratamentos posturais para a coluna.

Ao longo do tempo, os efeitos da má postura podem afetar vários sistemas do organismo, levando a pessoa a um cansaço rápido, incapaz de trabalhar eficientemente ou se mover apropriadamente.

Uma boa postura decorre da manutenção de três curvaturas normais da espinha. As curvas do pescoço (cervical), torácica (meio das costas) e lombar (parte inferior das costas) devem ser alinhadas e equilibradas. A má postura corporal na infância e adolescência pode começar apresentar sintomas negativos na vida adulta.

Para evitar sobrecarga corporal é imprescindível que seja realizada uma correção corporal que pode ser feita com exercícios de fortalecimento e alongamento assim como o RPG que traz resultados muito eficazes ao longo do tratamento.

A reeducação postural global (RPG) consiste em exercícios e posturas usadas dentro da fisioterapia para combater alterações da coluna como escoliose, hipercifose e hiperlordose, além de outros problemas de saúde como dor de cabeça, nos joelhos, quadril, e até mesmo alterações como o pé chato, por exemplo.

Nesse tratamento o fisioterapeuta analisa toda a postura da pessoa e indica os exercícios que ela precisa realizar para fortalecer os músculos mais fracos e alongar os músculos, tendões e ligamentos necessários para realinhar todo o corpo.

O RPG também ajuda a combater outro mal que vem surgindo com a evolução da tecnologia. O Text Neck, que tem como causa o uso de aparelhos eletrônicos como os celulares, tanto é a realidade que podemos observar frequentemente na rua as pessoas digitando freneticamente e com o pescoço inclinado.

O peso que a cabeça humana exerce sobre a coluna é diretamente influenciado pelo ângulo no qual ela se encontra. Por exemplo: em situações nas quais o esqueleto está alinhado, o peso é de, aproximadamente, 5 quilos.

No entanto, à medida em que a cabeça se curva o peso exercido pode aumentar em até 6 vezes. Uma estimativa aponta que enquanto a coluna cervical é mantida a 15° de flexão, ela oferece um peso relativo da cabeça de 13 quilos. Já 30° de flexão se torna um peso de 20 quilos,  45° é o equivalente a 25 quilos e uma inclinação de 60° pode chegar a pesar até 30 quilos.

A melhor forma de tratamento neste caso é o RPG, pois realizará uma avaliação postural e trará todos os métodos necessários para a retomada fisiológica da coluna.

Consulte a Fisioterapeuta Elis Regina Polato Fieszt. O atendimento é realizado individualmente, podendo ser feito no conforto da sua casa. Marque sua consulta pelo fone (41) 9.8876.7449. Faça uma avaliação na sua postura e previna males futuros.

SERVIÇO

Elis Regina Polato Fieszt

CREFITO 287694F

Rua Fernando Weinhardt, 1300

Fone (41) 9.8876.7449

Lapa PR

Text Neck: Um problema postural surgido com a evolução da tecnologia. Grande inimigo da coluna.
Elis Regina Polato Fieszt é formada em Fisioterapia pela UnC- Mafra. Especializada em RPG e tratamentos posturais para a coluna.
Please follow and like us: