O talento e habilidade de nossos artistas sempre surpreendem. Mas você sabia que existe um Oscar dos Biscoitos e a Lapa está sendo representada?
O nosso município é repleto de talentos e artistas das mais variadas técnicas. Temos atores de qualidade, artistas plásticos excelentes, artesãos de mão cheia e muito mais. Mas você sabia que temos uma artista lapeana participando do Oscar dos Biscoitos?
A lapeana de coração, Vera Lúcia Furman, formada em artes plásticas e gastronomia, mora na cidade desde 2007 e já se apaixonou pelo estilo de vida e belezas naturais e arquitetônicas da Lapa. Vera é membro da Sociedade Brasileira de Artistas de Biscoito, uma entidade que congrega mestres cuca e artesãos de todo o país. E, através desta sociedade a lapeana conheceu o Oscar dos Biscoitos, um concurso internacional que elege o produto mais criativo, gostoso e bem trabalhado do mundo. O mais interessante é que Vera é uma das únicas duas brasileiras que conseguiram chegar a este concurso, muito concorrido e de alta qualidade técnica.
Vera veio à Lapa em 2007 com sua família e a cidade conquistou a todos. O trabalho em biscoitos começou como um hobbie voltado a presentear os amigos e parentes, com uma réplica da casa histórica onde mora feita em biscoito. Um trabalho mimoso e muito detalhado, chamou a atenção de diversas pessoas e Vera resolveu ampliar sua arte. Com miniaturas comestíveis de diversos monumentos históricos da Lapa, Vera capricha na criatividade e, surpreendentemente, conseguiu destacar um aroma especial para cada monumento, utilizando-se de especiarias e sabores que tornam cada biscoito único.
Vera conta que para viabilizar os biscoitos, que são elaborados nos mínimos detalhes, fotografou os monumentos que fazem parte da história da cidade, passando para desenho bico de pena, impressão 3D e muitos detalhes. Depois disso, cada monumento ganha uma receita especial, dependendo da sensação que cada lugar transmite. A massa principal vem da Bélgica, o famoso Epecullos. Com essa massa, Vera faz sua mágica, utilizando temperos, aromas e sabores especiais, como canela, cravo, noz moscada, gengibre, água de rosas, água de lavanda, pimenta caiena, cardomomo, cacau e outros. Muita pesquisa e experiências até chegar a um resultado final a contento, segundo Vera, é muito gratificante ver o resultado final.
Além dos monumentos locais, Vera se dedica a criar arte em biscoito. Inúmeras peças apetitosas e muito detalhadas fazem parte da sua produção. Cada peça é única, e tem uma história específica. O que começou como brincadeira, hoje se tornou realidade.