Ressignificação: A necessidade de se conhecer e reaprender a viver

Baseada em experiências de vida, muito estudo e respeito, Centro Terapêutico Viva o Instante abre suas portas para mostrar que é possível, sim, ter uma vida longe das drogas.

Ter um dependente químico na família é um grande problema para todos. Mais ainda para o próprio adicto, que sabe que se afunda a cada dia mais nas drogas e não vê saída, perdendo toda e qualquer esperança, continuando assim na sua rotina de autodestruição.

O uso e abuso das mais variadas drogas é um dos grandes males que iremos enfrentar neste século, somente competindo com a depressão e a ansiedade. A adicção, termo técnico para vício, é uma das doenças mais degradantes aceitas pela sociedade. A dependência altera o humor e atitudes do usuário, afetando a ele e também a sua família, fazendo com que tudo gire em torno do vício. A isso se chama “adicção em família”. Geralmente o dependente consegue manipular os familiares e pessoas próximas de tal maneira que faz com que eles também entrem no círculo da adicção, tornando-se doentes da mesma forma.

Todos estes fatos somados levam a um problema social de tamanha monta que torna-se difícil pensar em soluções. São inúmeras as promessas não cumpridas do adicto, dizendo que vai parar, mas não consegue, ou tentativas frustradas de internação em clínicas sem a estrutura necessária de atendimento para o objetivo final: A ressignificação da vida do doente.

Doente sim, pois a adicção já é considerada um dos males mais intrusivos e presentes na vida em sociedade. Ela é causada tanto pela natureza das famílias permissivas quanto pela cultura do “não dá nada”, muito comum entre a juventude.

Uma luz

O Centro Terapêutico Viva o Instante é uma proposta inovadora que, de acordo com o coordenador, Luiz Fernando Rodrigues de Jesus (Babo), conta com profissionais dos mais conceituados no Brasil na área de dependência química e utiliza uma metodologia inovadora. Segundo ele, a equipe estudou todos os métodos de outras clínicas para desenvolver uma metodologia própria, cobrindo inúmeras falhas e sanando dificuldades encontradas em outros modelos de tratamento.

O objetivo do Viva o Instante é trazer um tratamento diferenciado, humanizado, proporcionando toda a atenção e dedicação necessárias para cada paciente. Luiz Fernando mostra que os mais modernos estudos da área demonstram a necessidade de haver um cuidado personalizado aos internos, sendo preciso demandar atenção especial a cada um de forma diferenciada. “Todos eles tem uma forma de entender sobre a adicção e como entrar em recuperação no tratamento”, continua Luiz Fernando dizendo que no Centro Terapêutico o interno passará por atendimento profissional semanalmente, psicólogo diariamente, além da terapia em grupo e individual, espiritual e também acompanhamento de preparador físico.

Todo esse conjunto é feito para criar um tratamento cognitivo comportamental, proporcionando a ressignificação do cotidiano do adicto, que reaprende a dar valor e sentimento a pequenos momentos que compõe o todo da nossa vida.

O Tratamento

O Centro Terapêutico Viva o Instante trabalha com uma proposta de tratamento de três meses de internação mínima, podendo ser estendida para mais três meses, conforme necessidade avaliada pelo psiquiatra, psicólogo e terapeutas, mas, segundo as experiências vividas, o prazo de três meses é suficiente para reinserir o adicto com segurança em sua rotina normal, com segurança e tranquilidade. O pós tratamento é realizado com acompanhamento e terapias que mantém aquele vínculo de segurança que o adicto conquista em sua passagem pela clínica, mostrando a ele que é possível enfrentar seu cotidiano de forma a suportar todos os percalços da vida moderna. A reinserção dos internos numa rotina diária é um dos pontos iniciais do tratamento, além do cuidado com a saúde física e mental. O trabalho com o personal trainer adiciona uma carga saudável de suor ao tratamento, mostrando a importância do próprio corpo ao interno do Centro Terapêutico.

A Família

Além do indivíduo dependente químico, o Centro Viva o Instante também trabalha e promove a terapia das famílias, que são dependentes involuntárias. Enquanto o adicto reaprende a viver, a família também precisa entender a significação do novo momento que irá vivenciar, sabendo impor e exigir limites e atitudes, além de saber como agir em situações limítrofes para o adicto. Tudo isto está incluso no tratamento realizado pelo Centro Terapêutico Viva o Instante.

A Equipe

A equipe é formada por terapeutas/monitores, psicólogo, psiquiatra, educador físico, profissionais de enfermagem, cozinheiras e auxiliares. Os profissionais são experientes e se destacam nacionalmente especificamente na área de dependência química, trazendo grande bagagem para as terapias aplicadas individualmente ou em grupos.

O Centro

Localizado na bela região do Boqueirão, na Rodovia PR 427, a menos de dois quilômetros da BR 476, o Centro Terapêutico Viva o Instante é um local muito confortável, bonito e aprazível. Rodeado por belas e verdejantes pastagens, o Centro Terapêutico tem todo o espaço necessário para o acolhimento, recuperação e ressignificação da vida dos pacientes. O local tem capacidade para 16 internamentos, sendo todas as vagas destinadas a homens com idade acima dos 18 anos de qualquer parte do país.

SERVIÇO

CENTRO TERAPÊUTICO VIVA O INSTANTE

Boqueirão – Lapa PR

A 1km da Polícia Rodoviária – Rod. PR 427

@viva_o_instante

www.ctvivaoinstante.com.br

WhatsApp (41) 9963-1362

Telefone (41) 99228-3156. 

Na foto, a equipe do Centro Terapêutico Viva o Instante. Foto: Canal da Cidade
Please follow and like us: