Lapeanos no trânsito: Manias ou imprudências?

Motoristas que dirigem como se não houvesse mais gente na rua. Estes são os frutos do descaso e da falta de fiscalização no trânsito. Falta muita educação.

Encontrar em nossas ruas motoristas que obedeçam às orientações recebidas nas aulas de legislação é tarefa difícil. O comum é presenciar motoristas dirigindo com o cotovelo na janela, falando ao celular, ou controlando o carro numa subida usando a embreagem. Que atire a primeira pedra quem nunca cometeu tais pecados.

Manias como manter o pé esquerdo no pedal, controlar a embreagem em paradas nas subidas, para evitar parar o carro definitivamente, descansar a mão na alavanca de câmbio, segurar o volante de forma errada são muito comuns entre os motoristas, principalmente entre os mais experientes.

Ao trafegar pelas ruas e avenidas da cidade, com certeza você já se deparou com muitos condutores imprudentes. Embora tenha a CNH em mãos, isso não significa que todos estão aptos a dirigir, concorda?

TRÂNSITO NA LAPA

A cidade da Lapa, nos últimos anos teve um aumento significativo de tráfego de veículos e com isso acarretou que nosso fluxo ficou caótico, sem falar nos inúmeros problemas que isso causou, como; a falta de vagas para estacionar, várias irregularidades no trânsito e acidentes.

Segundo o site do Detran PR, no mês de agosto de 2021, existiam 28.735 veículos registrados na Lapa. Destes, 20.059 são automóveis ou caminhonetes e 5.153 são motocicletas. O trânsito da cidade não suporta mais esta quantidade de veículos, principalmente pelo descaso dos condutores ao manejar seu veículo.

Basta fazer uma caminhada simples no centro da cidade para ver as barbaridades que os motoristas fazem.

Alguns exemplos de má conduta no trânsito, comuns em toda a área urbana da cidade são:

– Conversão proibida na Avenida Manoel Pedro e Munhoz da Rocha, pelo canteiro central, onde foi delimitada a alternância para facilitar o acesso de todos.

– Falta de sinalização da rotatória, somada ao total desconhecimento e respeito pelos motoristas das leis de trânsito, tornam aquela obra inútil e muito perigosa. Ninguém sabe quem tem a preferência e muito menos respeita quem está circulando.

– Motoristas de carros de passeio dirigem como se estivessem conduzindo caminhões, principalmente ao entrar à direita ou esquerda, invadem a pista contrária para manobrar, como se seus veículos fossem imensos.

– Não podemos confiar na sinalização dos piscas ligados pelos motoristas, afinal grande parte não utiliza, e quem utiliza esquece de desligar e muda de faixa ou vira sem aviso prévio.

– Motoristas que param “um minutinho” em vagas especiais destinadas a cadeirantes ou idosos, sem respeitar a condição e a necessidade alheia.

– Uma mania de lapeano é a tradicional “paradinha rápida”. Aquela ação de simplesmente parar no meio da via para carregar ou descarregar passageiros. Isso trava o transito e deixa mais fácil a ocorrência de acidentes.

– Pais que estacionam seus veículos nas vagas destinadas ao transporte de alunos. Com isso o trânsito em frente às escolas é caótico e perigoso, principalmente para as crianças que cruzam a via como pedestres.

– O estacionamento em local impróprio ou proibido é comum. Veículos de grande porte param a menos de 15 metros da esquina enquanto veículos pequenos se apertam sem respeitar os 5 metros exigidos pela legislação. Além disso, parar em local de faixa amarela é proibido.

– Além do item anterior, também existe a mania de parar o carro em vagas exclusivas para motocicletas, o que gera controvérsia, visto que os motoristas reclamam quando motos usam vagas de veículos, mesmo não havendo restrição para isso.

– Alguns taxistas que dirigem com muita pressa, desmerecendo o respeitado trabalho de profissionais sérios e competentes deste ramo. São inúmeras as infrações de trânsito cometidas por estes condutores, de forma irresponsável e perigosa.

– Motoboys que circulam como se fossem tirar a mãe da forca. Com o aumento dos serviços de delivery e a falta de fiscalização, os pilotos não respeitam preferenciais, aceleram tudo para cumprir suas demandas, colocando tanto a sua vida como a de outros transeuntes em risco.

– Pedestres que simplesmente não usam as calçadas e atravessam as vias fora das faixas, fazendo cara feia se o motorista não freia a tempo de ver o ‘bonitão’.

– A falta de faixas elevadas em todas as partes da cidade é visível. Motoristas não respeitam faixas de pedestre e somente se atentam quando a travessia é elevada.

– Modificações feitas sem planejamento pelos responsáveis pelo sistema de trânsito da cidade, em boa parte das vezes mais atrapalham do que ajudam. A ação de alguns vereadores se metendo neste assunto também não ajuda em nada, tamanha a falta de capacidade e conhecimento dos nossos representantes.

Estes são apenas alguns dos exemplos do que é nítido e notório como falta de educação no trânsito na Lapa. Sabemos que, para o motorista aprender, somente quando seu dinheiro está em jogo.

A política comunitária exercida pelo 28º Batalhão tem por premissa não atrapalhar o cidadão de bem que trafega nas vias da cidade. Esta atitude é legal porque não torna a polícia um instrumento simples de multa e sim ferramenta de orientação. Porém tem horas que é preciso uma maior ação das autoridades responsáveis pela fiscalização no aplicar punições, visando reprimir atitudes erradas e ensinar através da multa.

É triste ter que afirmar e confirmar que nossos motoristas não tem a menor noção de trânsito, legislação e, principalmente, respeito mútuo que é necessário para que este sistema funcione.

MUNICIPALIZAÇÃO

Segundo informações obtidas da Prefeitura Municipal da Lapa, até o final de outubro encerra-se um estudo sobre mobilidade urbana realizada por empresa especializada. A partir daí deve-se iniciar o processo de municipalização e organização total do trânsito da cidade.

Será um processo doloroso, mas extremamente necessário para que as coisas voltem a funcionar nas nossas ruas. Sabemos antecipadamente que a prefeitura está adquirindo mais seis semáforos que serão instalados em cruzamentos considerados perigosos e de muito tráfego. Esperamos que os lapeanos saibam respeitar e apoiar as mudanças que virão.

Please follow and like us: