Lilia de Aguiar: Uma Super Professora

Neste dia do professor, conheça a história de motivação da professora Lilia de Aguiar

Neste dia 15 de outubro é comemorado do Dia do Professor e como já dizia Charlie Brown numa de suas tirinhas, o professor faz toda diferença! A pandemia de coronavírus nos fez refletir sobre a nossa capacidade de se reinventar frente às mais diferentes situações. Na educação, o ensino à distância, visto, muitas vezes, como algo a ser usado somente em ocasiões especiais, foi determinante para que alunos e professores pudessem seguir com suas aulas, de forma que 2020 e 2021 não fosse anos letivos perdidos.  Os desafios são imensos e estão sendo driblados diariamente. Apesar de tudo, a criatividade aliada a didática, são essenciais para que os professores chamem a atenção dos seus alunos e façam uma diferença ainda maior neste momento. E para se ter uma ideia da importância de um professor e o amor pela educação, vamos contar uma história inspiradora de uma professora que faz a diferença na vida dos seus alunos. Nesta edição, vamos conhecer um pouco da história da professora Lilia de Aguiar.

UMA SUPER PROFESSORA

A professora Lilia de Aguiar Cardoso é mais uma lapeana que luta dia a dia para fazer a diferença na vida das pessoas, de família humilde a educação transformou sua vida. Formada em Pedagogia pela Universidade do Contestado e em Letras e História pela Fael, a professora possui Pós-Graduação em Psicopedagogia, Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico, Ead e Novas tecnologias, Mídias integradas na Educação e Neuropsicopedagogia Clínica.  

Lilia atua na Prefeitura da Lapa como pedagoga há 15 anos, como professora há 10 anos e destes está na direção há 8 anos, na escola Martim Afonso de Souza da localidade do Feixo. Também leciona como professora na Fael, há 9 anos.

CRIATIVIDADE E DINAMISMO

Antes da pandemia do novo coronavírus, a professora Lilia já se reinventava. Como atua há 8 anos como diretora da escola, ela queria ter um contato mais próximo de seus alunos, foi aí que sua imaginação fluiu e teve uma ideia genial. Porque não se fantasiar de personagens para ter maior entretenimento com seus alunos? Princesas, heroínas e desenhos animados.  Uma vez por semana ou a cada 15 dias ela se transformava nos personagens e ia na sala dos alunos, cantava, dançava com eles, contava histórias, brincava e era uma diversão total, os alunos já ficavam esperando ansiosos imaginando qual personagem iria aparecer e assim Lilia passava também aquela confiança na figura da diretora que não precisa ser rígida ou brava para ter o respeito dos alunos.

Segundo a lapeana, para estar na área de educação precisa gostar do que faz e principalmente amar a profissão, pois no dia a dia são inúmeros os desafios. Principalmente com a pandemia, onde todos tiveram que se reinventar para não deixar a educação parar, mas todos os profissionais da educação foram heróis e heroínas, pois com todos os obstáculos, se superaram e deram o seu melhor pelos seus alunos e pela educação. 

Para a professora o principal desafio nesses anos todos de profissão, foi a pandemia. “Eu adoro estar em contato direto com os alunos, eu adoro dar abraços e beijos, inclusive todos os dias na chegada dos alunos, eu fazia uma dinâmica para recebe-los, onde o aluno escolhia uma figura que representava abraço, aperto de mão ou dança, e assim era o nosso cumprimento diário. Aí com a pandemia, infelizmente não pudemos mais fazer a dinâmica, pois era justamente o contato físico que estava proibido, confesso que para mim foi o momento mais difícil que já passei, pois não podia ter aquele contato direto que tínhamos todos os dias”, comenta Lilia.

AGRADECIMENTOS

“Educar é superar todos os dias os desafios e sempre da melhor forma possível levar o conhecimento para os alunos, garantindo o seu direito a aprendizagem”, finaliza a professora que faz um agradecimento a toda sua equipe da Escola Martim Afonso de Souza, todos os alunos, pais e comunidade que sempre se fazem presentes em prol da escola, a equipe da secretaria de educação que sempre estão disponíveis para o que a escola precisa e também a todas as colegas de profissão, obrigada por se dedicarem ao seu trabalho com tanto entusiasmo e verdade. Vocês fazem os seus alunos se sentirem especiais e pessoas capazes de alcançar os sonhos. E viva os professores!

PARABENIZAMOS

A Tribuna Regional parabeniza a todos aqueles profissionais que se dedicam a essa bela tarefa e que se empenham no seu ofício. Para ser professor é preciso vocação e dedicação e isso não é qualquer um que demonstra. Nossa homenagem a todos os professores pelo seu dia.   

Fotos antes da pandemia.

Please follow and like us: