UNIFAEL: Faculdade FAEL se torna Centro Universitário

A novidade traz autonomia para diplomação e permite a oferta de novos cursos.

A Faculdade FAEL, pioneira em ensino a distância no Brasil, se torna o primeiro Centro Universitário 100% EAD do país, garantindo autonomia para criação de seus próprios cursos e registros de diplomas. 

Para que esse projeto se tornasse realidade, além de todo o investimento realizado nos mais de 20 anos de história, nos últimos 12 meses, foram investidos mais de R$ 2 milhões em infraestrutura e tecnologia. Imediatamente após a publicação da portaria de autorização do Centro Universitário, a instituição prevê novos investimentos acima de R$ 40 milhões ainda em 2022, que serão realizados em razão dos novos cursos que serão lançados e do projeto de expansão da rede de polos.

Luiz Borges Filho, Diretor Executivo da UNIFAEL, conta que há um projeto muito arrojado para a construção e para equipar os laboratórios dos novos cursos, além de outras novidades que a instituição está planejando. “Temos a perspectiva de crescimento em novos cursos, em particular na área da saúde e engenharias e pelo menos mais 150 novos polos de EaD em 2022”, conta. 

Para Jefferson Silva, Diretor de Marketing da instituição, a aprovação do Centro Universitário é um registro importante para a Marca, “além de um reposicionamento em razão do novo status, poderemos falar com outros públicos, com os quais não falávamos antes, o público que possui interesse nos novos cursos que serão lançados pela UNIFAEL, e a lista de lançamento é imensa, serão mais de 35 cursos imediatamente”, conta Jefferson.

O credenciamento traz também novas responsabilidades, que a instituição vem trabalhando há algum tempo para manter o seu padrão de qualidade de ensino, como a institucionalização da pesquisa e o compromisso com a composição de um corpo docente qualificado tanto em titulação quanto em regime de trabalho de dedicação à instituição.

Atualmente a UNIFAEL conta com mais de 750 polos de EaD, e mais de 100 mil alunos de Graduação e Pós-Graduação. “A Educação a Distância está em um excelente momento no país e o Projeto de Centro Universitário vem apenas reforçar o nosso compromisso de ofertar cursos de qualidade nas mais diversas áreas”, afirma Jefferson.

Sobre a nova marca da UNIFAEL, Jefferson explica que o lançamento da nova identidade será primeiramente para o time interno e toda a rede de polos parceiros, para depois apresentar ao mercado. “Desde o início do nosso processo de Centro Universitário junto ao Ministério da Educação, a pergunta que mais ouvi dos nossos polos parceiros, foi de como seria a nossa nova marca. Mas estamos tratando de uma marca que possui 23 anos no mercado, com um residual de comunicação muito importante e, portanto, o processo de criação da nova identidade é bastante complexo e tem sido construído com muito cuidado”. A nova marca da UniFAEL, será apresentada para os mais de 750 polos parceiros e mais de 700 colaboradores, em uma convenção da instituição que acontecerá na primeira semana de dezembro. “Estamos preparando um material incrível e de muito orgulho para toda família UniFAEL de parceiros, colaboradores e alunos”, conclui Jefferson.


Sobre a FAEL

Há mais de vinte anos no mercado, com o objetivo de democratizar o ensino superior e torná-lo mais acessível, a FAEL oferece mais de 30 cursos de graduação e 192 de pós-graduação, além de diversos cursos de extensão, de diferentes áreas do conhecimento. Atualmente, mais de 700 municípios de todo o território nacional têm pelo menos um polo à disposição dos alunos. A FAEL é parceira de programas de acesso à educação, como o EducaMais Brasil, Mais Bolsas e o Quero Bolsas, além de contar com um programa de bolsas próprio, o PROFAEL. Ainda possui uma parceria exclusiva no segmento com o Instituto Ayrton Senna, para desenvolvimento e transformação da educação na oferta do curso de Extensão Formação de Educação Integral.

O início de tudo

Criada no final dos anos 90, a FAEL, Faculdade Educacional da Lapa foi uma grande conquista para a Lapa e Região, contando com inúmeros colaboradores e incentivadores, inclusive o saudoso Aramis Gorniski, jornalista fundador deste semanário. Um dos grandes e primordiais lutadores para a instalação desta Faculdade na Lapa foi o Dr. Luiz Carlos Borges da Silveira. Ele, que sempre investe na Lapa objetivando seu desenvolvimento, afirmava que a Lapa só começaria a ser uma cidade de progresso a partir do momento em que houvesse uma instituição universitária na Lapa, para atender aos alunos que precisavam viajar a Curitiba ou Mafra, visando ter seus estudos concluídos. A conquista da FAEL para a Lapa foi um grande marco no crescimento do espírito empreendedor nas mais diversas áreas econômicas e sociais da Lapa. A partir do momento em que a faculdade se tornou realidade muita coisa mudou nas empresas locais. Com novos administradores formados pela Fael o comércio, indústria e a prestação de serviços começaram a trabalhar de forma mais objetiva, respeitando seus clientes e inovando em suas ações. Com a elevação da FAEL para Universidade, toda a região tem a ganhar.

O Diretor Executivo da Fael, Luiz Carlos Borges da Silveira Filho, informa que “o que vem por aí são novos cursos que ajudarão toda a Lapa e região, cursos de saúde, biomedicina, nutrição, farmácia, fisioterapia, cursos de engenharia mecânica, elétrica, civil, e o tão aguardado curso de direito.”. Com a abertura destes novos cursos, o pólo universitário Fael vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento local.

Please follow and like us: