Diferenças? Todos temos

Nesta reportagem trazemos a história da jovem Cecília, que é autista, mas também é uma das melhores alunas do Mestre Rajada, nas aulas de Capoeira.

Toda terça e quinta a jovem Cecília, 13 anos de idade, fica ansiosa para chegar o horário de sair. Se prepara e vai com muito entusiasmo participar e brilhar no tatame da Academia Corpo em Ação, nas aulas de capoeira ministradas pelo Mestre Rajada.

O interesse da menina nas aulas, a concentração com que se dedica aos ensinamentos, instrumentos e regras da capoeira chamam a atenção do professor, que, inclusive, empresta instrumentos para que ela possa treinar em sua casa, tamanha a dedicação da jovem ao esporte. Nas aulas a aluna leva sempre algum objeto familiar, o que lhe dá segurança e tranquilidade. Durante nossa reportagem, Cecília estava abraçada a seu urso de pelúcia, companheiro de luta.

Já em sua casa, segundo seu pai Rodrigo Frank, a mudança e benefícios são muito grandes, pois Cecília, que é portadora do transtorno do espectro autista (TEA) se torna menos ansiosa, consegue manter o foco no que lhe importa e também tem uma melhora muito significativa na coordenação motora. Ela, como uma típica adolescente, passa pelo processo de crescimento que deixa todos os jovens desajeitados nos movimentos. Mas a capoeira, segundo o pai da jovem, está fazendo muito bem para ela em todos os aspectos.

O autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Esta definição é muito complexa de se entender, mas podemos dizer que o autista é uma pessoa que vê o mundo de forma diferente, sente, escuta, cheira e vive de forma adversa ao que consideramos ‘normal’.

Ao contar um pouco sobre a rotina de Cecília, o pai Rodrigo, com muito orgulho, afirmou que ela, além de muito inteligente, é também muito concentrada nos assuntos que lhe despertam interesse. Um exemplo é o estudo sobre dinossauros, a que ela se dedica. Segundo Rodrigo, para ele poder discutir com ela, precisou estudar e muito, para se colocar no mesmo nível de conhecimento.

Cecília é uma das melhores e mais dedicadas alunas do professor Rajada, que falou da importância da atividade física e disciplinada para todas as pessoas. O movimento, elasticidade e plasticidade que vem da capoeira colaboram com o desenvolvimento motor e também com a capacidade de concentração de cada aluno. Com a prática constante, seguindo, cada qual, seus limites, o aluno ganha muito fazendo parte do esporte.

Para Joelson Brandemburg, o Pará, proprietário da Academia Corpo em Ação, a formação e capacitação dos profissionais que atuam naquele espaço são muito importantes. Todos os públicos são bem-vindos e receberão o melhor tratamento em qualquer modalidade, seja artes marciais, como capoeira ou boxe chinês, seja ioga, cross fit ou mesmo musculação, em qualquer destes setores os profissionais tem treinamento especial para receber bem todos os alunos.

SERVIÇO

Academia Corpo em Ação

Av: Aloísio Leoni, 462- centro

Fone: (41) 3622- 9476

            (41) 99641- 4547

Na foto Rodrigo e sua noiva Heloísa, junto a Cecília e o Mestre Rajada.
Cecília é dedicada à capoeira, mas não deixa de levar seu ursinho para os treinos: familiaridade é muito importante para o autista.
 
Uma das mais dedicadas alunas do mestre Rajada, Cecília treina na Academia Corpo em Ação todas as terças e quintas-feiras.

Please follow and like us: