Refratário Scandelari 90 anos (1932-2022) de trabalho ininterrupto no município da Lapa

Fundada em 1932, a empresa Refratário Scandelari completa seus 90 anos buscando inovação e aperfeiçoamento em seus processos

Em 1932 teve início as atividades da empresa Refratário Scandelari, idealizada pelo imigrante Italiano Januário Scandelari, o qual ficou à frente de seu empreendimento até completar 101 anos de idade em uma administração compartilhada com o seu filho Agenor. A partir de 1988 com a morte deles, assumiu a direção da empresa o filho caçula Luiz e na sequencia em 1992 passou a responsabilidade para administrar a empresa ao neto do fundador, Renato, que até o momento está na direção.

Em 2009 a empresa transferiu por completo suas atividades do centro da cidade para a nova planta fabril, construída no Parque Industrial do Passa Dois, onde a proporcionou a modernizar seus equipamentos e ampliar sua linha de produtos, para torna-la atualizada e competitiva no mercado e atender os seguimentos do Agronegócios, Metalmecânica e Construção Civil.

A Refratário Scandelari, sempre se utilizou de recursos naturais para o andamento das atividades, como argilas, arenitos e madeiras (lenhas), por isso sempre teve a consciência daquilo que retiramos da natureza, devemos devolve-las de forma a compensa-las. Com esse compromisso ao meio ambiente, a empresa mantém uma área de preservação de mata nativa com mais de 40 hectares denominada Sítio San Genaro I.

Dando continuidade nessa visão de preservar a natureza e aproveitar os recursos naturais de forma consciente, recentemente fez a implantação de um sistema de energia limpa fotovoltaica, geração através do sol, que não agride ao meio ambiente, que segundo cálculos dos técnicos a empresa deixará de emitir 20 toneladas de gás carbônico CO2 por mês (240 toneladas por ano). Para absorver essa quantidade de CO2, seriam necessárias 1.513 arvores.

Outra tomada de decisão que a Scandelari fez, pensando no município, foi um acordo com a empresa CPFL, que instalará uma PCH (pequena central hidrelétrica), denominada de Lucia Cherobin, para a geração de energia, negociando de forma consciente e pacifica a sua área rural e jazida de arenito na localidade de Caicanga, divisa dos municípios de Lapa e Porto Amazonas,  as margens do Rio Iguaçu, que fará parte do lago (reservatório), por entender que  a obra será de relevante importância  no que tange ao reforço de energia elétrica e certamente incentivará novos empreendimentos na região.

O legado deixado pelo fundador Januário Scandelari é mantido com muita responsabilidade pelos seus sócios, familiares e colaboradores, que dividem o sucesso do empreendimento.

O grupo, agradece a comunidade Lapiana, Prefeitos, Vereadores, Fornecedores, Prestadores de Serviços e a todos que direta ou indiretamente contribuíram e contribuem nestes 90 anos de atividades.

O legado deixado pelo fundador Januário Scandelari é mantido com muita responsabilidade pelos seus sócios, familiares e colaboradores.
Refratário Scandelari em 1932.
Na foto, estão: 1- Januário Scandelari; 2- Paschoalina; 3- Ester; 4- Agenor; 5- Olavina;
6- Olivio; 7- Leoni; 8-Odete; 9- Izaura; 10- Luiz; 11- Aurora.
Na foto, a equipe administrativa.
Na foto, a equipe operacional.
Please follow and like us: