Costurando o desenvolvimento por mais de cinco décadas

Quem não conhece o Sr. Leonardo Bubniak, último alfaiate em atividade na Lapa? Uma história de trabalho e dedicação que é comemorada no aniversário de 50 anos das Lojas Renner.

Era um tempo onde as pessoas se vestiam com mais elegância. Homens preocupavam-se com seus ternos e camisas bem engomadas, chapéus os mais variados completavam o figurino. Nas mais variadas classes sociais era comum a necessidade de bem vestir-se, estar trajado dignamente fazia parte do cotidiano de todos os homens. Estes tempos passaram e a sociedade passou a aceitar os mais diversos padrões de vestimenta, que, aos olhos de quem viveu aquele tempo, são menos elegantes do que antigamente.

Completando 50 anos com a sua empresa, a Loja Renner, o Sr. Leonardo Bubniak é uma testemunha do tempo em que os ternos eram comuns. Ele, que nasceu em Campo do Tenente, começou a aprender a profissão de alfaiate na cidade de Rio Negro aos 16 anos, com o Sr. Gerônimo Chapienski. Depois de um ano de trabalho continuou seu aprendizado aperfeiçoando as técnicas com seu irmão, alfaiate na cidade de Campo do Tenente.

O jovem Leonardo enamorou-se da bela Tereza e resolveram unir-se em matrimônio. Depois de casados, o casal mudou-se para Rio Negro, onde abriu a sua própria alfaiataria, no bairro Campo do Gado. Trabalharam por anos em seu negócio e, certo dia, recebeu a proposta da indústria de confecções Renner, que os convidou a abrir uma loja na cidade da Lapa.

Para entender a próxima etapa, precisamos conhecer a empresa Renner. Originalmente parte do grupo A. J. Renner era uma indústria fabril instalada em Porto Alegre (RS). Em 1922 a Renner inaugurou na capital gaúcha seu primeiro ponto de venda para a comercialização de artigos têxteis. Em 1940, ainda como uma empresa pertencente ao grupo, o mix de produtos foi ampliado e passou a operar como uma loja de departamentos. Em 1965, devido ao seu crescimento e evolução, o grupo A. J. Renner optou por tornar independentes as diferentes empresas que o formavam. Daí surgiram as conhecidas Lojas Renner, que tem lojas por todo o Brasil.

Leonardo e sua família vieram à Lapa, no ano de 1972, abrindo sua empresa Loja Renner, onde tinha seu ateliê e oferecia os produtos desta marca a seus clientes. A primeira loja foi montada ao lado da Eletrosom, na Praça Mirazinha Braga, ao lado do ‘Zé Daou’, que também alugou o apartamento superior para a família. Dez anos depois, com sua clientela conquistada ano a ano, Seu Leonardo e Dona Tereza resolveram investir em imóvel próprio e adquiriram a propriedade onde a loja funciona até hoje, na esquina da Rua Francisco Cunha com Rua 7 de setembro.

Leonardo como alfaiate tinha inúmeras encomendas, inclusive, conta ele, de um natal onde tinha encomenda de nove ternos para a festividade e já haviam passados alguns dias do mês de dezembro, o que o preocupou e fez trabalhar dobrado. Como um bom homem de palavra, no dia 24 de dezembro os clientes receberam sua encomenda, com a qualidade de sempre.

Na Lapa, para dar conta das encomendas, Leonardo passou a fazer o corte dos tecidos, seguindo os moldes do momento, e terceirizou a montagem para os também costureiros Aramis, Camargo e Mudinho. O bom produto e atendimento, que cumpria com todas as encomendas e necessidades dos clientes solidificaram o nome da Família Bubniak no comércio da Lapa.

A Loja Renner da Lapa é uma loja que vende elegância e qualidade. Os ternos não são mais confeccionados por Seu Leonardo, mas os ajustes necessários nas peças são feitos exclusivamente por ele. Atento aos detalhes e com um olhar muito sereno, Seu Leonardo sabe muito bem o que ajustar para que o cliente possa vestir-se com elegância.

A variedade dos produtos oferecido na Loja Renner é muito grande, dispondo de vestuário feminino e masculino para muitos gostos.

Passou o tempo do alfaiate e instalou-se o tempo do comerciante, mas uma coisa é sempre garantida para quem visita a Loja Renner da família Bubniak – a satisfação é certa.     

Ao centro o Sr. Leonardo Bubniak ao lado de sua filha Sirlei, à esquerda o filho Sérgio e à direita a Sra. Tereza Bubniak.
O alfaiate Leonardo Bubniak em seu instrumento de trabalho. Até hoje ele faz questão de fazer os ajustes nas roupas que comercializa.
Dona Tereza Bubniak mostrando o antigo caderno de encomendas do Sr. Leonardo Bubniak. Toda a cidade se vestia com qualidade do trabalho do alfaiate.
Please follow and like us: