União Esporte Clube: 84 anos de títulos e tradição

Em 1938 nascia o União Esporte Clube, o time mais tradicional e vitorioso da Lapa.

O futebol é hoje o esporte mais tradicional do mundo e, na Lapa não poderia ser diferente. No início do século XX algumas equipes se formaram na cidade, como o extinto Lapa Foot Ball Club, time que mais tarde veio a dar origem ao mais tradicional clube da cidade. Porém, antes dos anos de 1930, o futebol era um esporte elitista e racista, sendo que a maioria dos clubes não aceitava jogadores negros e operários. Com a realização da primeira Copa do Mundo em 1930, no Uruguai, o esporte começou uma profissionalização e atingiu grande parte da população, começando a se tornar, assim, um esporte de massa.

Na Lapa, até onde se tem registro, havia na época dois times, o Lapa Foot Ball Club, uma equipe composta por elitistas da cidade, e o Operário, time formado por trabalhadores e negros que praticavam o esporte no município. Com a popularização do futebol pelo mundo e o começo de uma nova mentalidade, as duas equipes resolveram fazer uma fusão e então, no dia 21 de abril de 1938, formaram um clube mais forte e democrático, o União Esporte Clube. O nome do clube representa a fusão entre os times e a tendência que o futebol seguia para se tornar cada vez mais um esporte do povo. A primeira diretoria do União Esporte Clube tinha como presidente Miguel Muzzilli, e desde então o Clube é um dos patrimônios da Lapa e mantém uma história de 84 anos de atividades ininterruptas.

ESTÁDIO DA SAUDADE

Logo em 1938, com o apoio da prefeitura da Lapa, o União recebeu através de um decreto municipal o terreno na Rua Barão do Rio Branco, 975, onde hoje está localizado o estádio do clube. Em uma área nobre do centro da cidade, o Estádio da Saudade, mede 100m x 62m, medidas oficiais de um campo de futebol profissional.

O Estádio é considerado por muitos um dos melhores entre os campos dos times amadores da região, e desde o ano de sua inauguração já teve o privilégio de receber grandes clubes do Estado, como o trio Atlético, Coritiba e Paraná, que por diversas vezes disputaram partidas amistosas no Estádio da Saudade.

Hoje, sob os cuidados do atual presidente do Clube, Luiz Carlos Castilho Good, o gramado do estádio segue impecável e só é utilizado nos jogos do Leão da Saudade, geralmente aos domingos.

O LEÃO DA SAUDADE

Entre tantos jogadores que já vestiram a camisa branca e vermelha do União Esporte Clube, destacam-se os lapeanos Lalá, que após defender o União chegou ao grande Santos da década de 1960, e atuou ao lado do Rei do futebol, Pelé. E mais recentemente Márcio Batatinha, campeão paranaense pelo Coritiba em 2004.

“Já são 84 anos fazendo parte ativa da história da Lapa. Sem dúvidas o clube é um dos maiores patrimônios da nossa cidade. Poucas entidades com esta idade conseguem manter suas atividades por tão longo tempo, como é o caso do Leão da Saudade”, conta Luiz Carlos Castilho Good.

Para a tradição do União vai continuar por décadas sendo lembrada no meio futebolístico lapeano. “Temos procurado despertar nos mais jovens o interesse pela direção e condução do clube nos próximos anos. Parabéns, felicidades e vida longa, é o que sinceramente desejamos a esse Clube tão querido. Viva o União, viva o querido Leão da Saudade, patrimônio valioso da Lapa e dos Lapeanos”, finaliza Castilho.    

Please follow and like us: