Falta pouco para o Pronto Socorro do São Sebastião

Rotary Club se une à comunidade para viabilizar as estruturas necessárias ao funcionamento do pronto atendimento do Hospital São Sebastião.

O projeto de um pronto atendimento de média e baixa complexidade no Hospital Regional da Lapa São Sebastião é assunto debatido há tempos. Com a integração da unidade ao Complexo Hospitalar do Trabalhador, no ano de 2020, e o efetivo apoio do Governo do Estado, a unidade já mostrou sua utilidade durante a pandemia e prepara-se para se tornar um verdadeiro Hospital Regional.

Em reunião provocada pelo Rotary Club, realizada no dia 2 de agosto no anfiteatro do Hospital, o diretor geral do Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), Geci Labres, apresentou a evolução de todo o trabalho realizado desde a unificação entre o São Sebastião e o Trabalhador. Mostrou os investimentos realizados neste período e a verdadeira guinada na direção da entidade. De um ‘simples asilo’ para tuberculosos no passado, hoje o São Sebastião está se transformando numa verdadeira e eficiente unidade de saúde.

Explicando as necessidades pontuais para a efetiva implementação de um pronto atendimento, com um centro de imagem integrado, Geci apresentou aos representantes de treze municípios integrantes da 2ª Regional de Saúde e aos Rotarianos a necessidade de obras nos pisos aonde virão a ser instalados os equipamentos de imagem. Segundo ele, serão aproximadamente seiscentos mil reais os recursos necessários para efetivar o pronto atendimento, sendo que, na etapa inicial, o valor de 135 mil já seria suficiente para o centro de imagem. Este valor se refere à reforma e adequação dos pisos, a serem feitos com concreto e aço, visando receber os equipamentos de imagem para atendimento à população.

EQUIPAMENTOS

Os equipamentos de tomografia, mamografia e raio-X digital foram adquiridos com verbas do Tribunal Regional do Trabalho e do Governo do Estado, através de repasses da Secretaria de Estado da Saúde. Com recursos da SESA e aporte adicional do Governo do Estado Tomógrafo e Mamógrafo já estão adquiridos e aguardam a reforma dos pisos da unidade. Já o Raio-X digital está a caminho, chegando à unidade no prazo de aproximadamente 45 dias. Este último equipamento foi adquirido através da parceria com o TRT (Tribunal Regional do Trabalho).

2ª REGIONAL

Os treze municípios que serão beneficiados com a regionalização do Hospital contribuirão para a organização das filas de atendimentos e exames a serem realizados no futuro pronto atendimento. São eles Palmeira, Porto Amazonas, Balsa Nova, Contenda, Quitandinha, Agudos do Sul, Piên, Rio Negro, Campo do Tenente, Antonio Olinto, São Mateus do Sul, São João do Triunfo e Lapa. Estes municípios fazem parte da Segunda Regional de Saúde e contam com aproximadamente 274 mil habitantes, que serão beneficiados com o atendimento do Hospital Regional.

CAMPANHA

O Rotary Club, entidade da sociedade civil, está unindo esforços com outras associações, como a ACIAL na Lapa e outras entidades, visando arrecadar os recursos para atender as necessárias obras de reforma no futuro centro de imagem.

A iniciativa do Rotary Club encurta em muito os prazos para a concretização do sonho do pronto-atendimento. Se o Hospital fosse esperar os trâmites normais, demandaria um tempo muito maior haveria e muita burocracia. Nos moldes da campanha proposta, o CHT entrou com a Engenharia e com a mão-de-obra para a construção das estruturas necessárias, bastando à comunidade suprir a demanda de materiais.

Importante esclarecer que o gestor da campanha será o Rotary Club, o qual fará a arrecadação de recursos e a aquisição dos materiais necessários, prestando contas de forma correta e destinando exatamente o necessário para a implementação do espaço de pronto-atendimento e centro de imagem.

O Jaboti Materiais para Construção é parceiro na iniciativa, colaborando com uma parte dos recursos, além de prontificar-se a dar todo o suporte necessário à obra do São Sebastião.

Com unidades do Rotary na Lapa, Contenda, Campo do Tenente, Quitandinha, Rio Negro, São Mateus do Sul e Palmeira, a organização da campanha terá uma condução profissional e muito ágil. O Governador do Distrito 4730 do Rotary, Sérgio Belotto Jr, falou da importância da união em torno deste objetivo, colocando toda a estrutura, boa vontade e entusiasmo à disposição para o sucesso da campanha.

NO FUTURO

Geci Labres, diretor geral do CHT, falou de suas perspectivas e planos para o São Sebastião. Além do pronto-atendimento, já estão sendo gestadas diversas parcerias visando transformar a unidade em um Hospital Escola, trazendo alunos de grandes universidades para aprenderem a profissão no São Sebastião.

A efetivação deste objetivo trará à cidade da Lapa novos desafios na questão hoteleira, alimentícia e do comércio, visto que poderemos nos transformar em uma cidade universitária, através do Hospital São Sebastião.

Fotos: Raphael Sampaio

Please follow and like us: