Espetáculo apresentado pela União dos Artistas Lapeanos foi aplaudida de pé pelo público presente que lotou a Alameda David Carneiro.
Em comemoração dos 130 anos do episódio do Cerco da Lapa, a União dos Artistas Lapeanos (UAL), apresentou nas noites de sábado e domingo, 03 e 04 de fevereiro, o espetáculo teatral “Um Lugar na História”, que foi aplaudida de pé pelo público presente que lotou a Alameda David Carneiro. Na apresentação, os quase cinquenta artistas locais mostraram como era o cotidiano das pessoas no episódio do Cerco da Lapa. Com uma versão mais leve sobre a guerra, a novidade deste ano buscou trazer leveza ao tema, com cenas divertidas, porém sem esquecer do compromisso em mostrar a história da cidade de forma sensível, promovendo a reflexão sobre o episódio.
O espetáculo dirigido por Mara Ganzert contou a história de Miguel, um jovem trabalhador de uma pequena comunidade do interior que vive grandes aventuras através dos livros. Com a chegada da Revolução Federalista na região, o jovem decide ir atrás das tropas para se juntar aos combatentes e assim realizar seu sonho de deixar um legado e escrever seu nome na história. Com a ajuda de seu fiel escudeiro Tonico, eles partem em uma jornada onde encontram pelo caminho diversos personagens que deixarão lições importantes ao jovem. Ajudando desta forma na construção de uma consciência heroica. O espetáculo faz reflexões acerca de legado e heroísmo, trazendo à tona questões sobre os heróis e quais legados deixaram nas paredes da memória.
Como todos atuam de forma voluntária, alguns integrantes vestiram a camisa do espetáculo e ficaram responsáveis por algumas funções, como figurinos, cenário, maquiagem, comunicação do evento e de questões burocráticas, e como já era de se esperar o resultado foi incrível, a apresentação foi sensacional.
AGRADECIMENTOS
A UAL agradece a todos os apoiadores do espetáculo “Um Lugar na História” (Prefeitura Municipal da Lapa, 15º GAC-AP, 28º BPM, e a colaboração dos grupos componentes Grupo de Teatro Animathéia, Grupo Mistura Lapeana, Grupo LapAlhaços, Palhaçantes e artistas do projeto “Dia de Ensaio: Oficinas de Teatro”. Além de destacar a participação especial dos músicos Paulo Campos e Matheus Amorin e de voluntários da comunidade que auxiliaram na produção deste grande projeto. Por fim, a UAL agradece a vocês, nossos queridos espectadores que prestigiaram, se emocionaram e valorizaram o trabalho dos artistas locais.
Fotos: Prefeitura da Lapa