ACAUTELAI-VOS

Jesus Cristo, por amor da nossa salvação, adverte “Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós em roupagem de ovelha, mas por dentro são lobos vorazes” – Mateus 7.15.

É preciso se acautelar de apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres cuja fé, ensino, confissão e consequente condenar e rejeitar não promovem em nem sequer apontam para Jesus Cristo como o nosso único, suficiente, necessário SENHOR, Salvador, Remidor. E isto não só porque são prejudiciais em Igreja e Sociedade, mas, sobretudo, porque a fé vem pela pregação. Que povo é concebido ou haveria de nascer ou ser concebido de Palavra e fé para as quais Cristo não é importante? Cristo mesmo aqui nesse dito que dizer que apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres autofeitos se apresentam em roupagem de ovelha, quer dizer, que ninguém os pode criticar nem distinguir exteriormente de outros legítimos pregadores, por exemplo. Eles se autofazem justiça, lei, legalidade, direito. Lembre: dois fatores são os que causam o prejuízo: são portadores do ministério ordenado e, além disto, apresentam-se com um exterior tão elegante e com uma aparência tão boa que não se pode dizer outra coisa senão que são pregadores legítimos e piedosos, que procuram o bem de todas as pessoas no conjunto da criação, como se gabam, sempre e em toda parte, magnificamente, e podem, inclusive, jurar que usam somente o nome de Deus. Eles causam uma impressão tão forte que as pessoas de consciências engessadas e enlatadas são arrastadas como por uma torrente, de modo que não há como resistir. Pois quem entre o povão pode ou se arrisca a resistir a esta gente autofeita piedosa e a denunciá-la? Sim, quem sabe proteger-se contra eles, visto que vêm e se gabam em nome e com a Palavra de Deus – no entanto, cadê a cristologia em sua fé, ensino, confissão e consequente condenar e rejeitar?

Cristo, porém, nos adverte contra ambos. Quer que não nos importemos com o fato de serem portadores do ministério ordenado, visto que isso é necessário e é próprio do pregador. Mas com isto ninguém tem a garantia de que se devesse crer nele, como se, sob o manto do ministério, não pudesse esconder-se um caloteiro, como, aliás, não é raro no mundo que muitos caloteiros e patifes ocupam cargos e posições e que abusam deles. Por mim que sejam chamados de profetas, isso ainda admito – diz Jesus-, mas cuida-te e observa se não são falsos profetas. Do mesmo modo, não te importes com o fato de chegarem em roupagem de ovelha com o precioso nome e a falsa aparência que brilha como se fossem legítimos anjos. Pois aqui ouves que ali pode estar escondido um lobo voraz. Por isso cuida mais uma vez para que a roupagem de ovelha não te engane, porque todos eles precisam dessa bela máscara e aparência para poderem enganar e seduzir o povo que está à cata de experiências religiosas segundo a carne e o sangue. Pois aí está justamente a diferença entre estes inimigos secretos e outros inimigos públicos. Estes aparecem publicamente entre os pregadores, mestres, doutrinadores cristólogos, reformadores da fé e da moral, de modo que todos os conhecem. Mas aqueles vivem entre o povo da Palavra e da fé investidos do mesmo ministério que os que foram legitimamente chamados e incumbidos, e, por pretexto, usam a mesma Escritura e a mesma Palavra. Mas, como diz Cristo, eles vêm por própria iniciativa, quer dizer, embora tenham o ministério, trazem uma palavra e uma doutrina que Deus não lhes ordenou e, sem serem enviados para pregá-la, fazem-no com seus próprios sonhos e com a doutrina do diabo enfeitada com o nome de Deus. Por isso, tenham cuidado, ovelhas de Jesus Cristo, especialmente com a roupagem de ovelha autoproduzida. Não confies em nenhum deles, por melhor que seja sua aparência, e, sim, observa tão-somente a Palavra de Deus, se a usa corretamente, ou se a usa por pretexto para vender suas próprias futilidades. E por amor da sua salvação, lembre que a fé vem pela pregação pura e correta da Palavra de Deus: lei e Evangelho.

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com