Trazemos no editorial a Carta Aberta À Comunidade Lapeana, da APAE, falando sobre o desrespeito de cidadãos com o aluno Ariel. De algum tempo para hoje, surgiram diversas postagens em redes sociais com a figura do menino, às vezes ofensivos, às vezes engraçados, mas sempre se utilizando da imagem de um inimputável para isso.
Reproduzimos a íntegra da Carta da APAE abaixo:
CARTA ABERTA À COMUNIDADE LAPEANA
Nós, da ESCOLA ESPECIAL “INTEGRAÇÃO A VIDA”- APAE, viemos através desse meio de comunicação, demonstrar uma grande preocupação com nosso aluno ARIEL ALBERTI.
Durante algum tempo, nas redes sociais, algumas pessoas da cidade da Lapa, perdem seu tempo para filmar nosso aluno em questão, com o intuito de expor seu comportamento.
- PRECISAMOS LEMBRAR A ESSAS PESSOAS QUE O ARIEL é um ser humano ESPECIAL, com suas limitações, tanto física quanto intelectual!
- PRECISAMOS LEMBRAR A ESSAS PESSOAS QUE O ARIEL possui família, como pais, irmãos, tios, sobrinhos, etc…, que certamente se sentem angustiados ao visualizar imagens em celulares a respeito de seu ente querido, que fogem do seu contexto, da realidade que ele se encontra!
- PRECISAMOS LEMBRAR A ESSAS PESSOAS QUE O ARIEL possui amigos e colegas na sua escola- APAE. Que eles de uma maneira e outra, também acessam a internet e se magoam ou se impressionam com vídeos postados com intuito de ferir a sua imagem, induzindo seu comportamento ao qual não tem iniciativa própria para tê-lo!
- PRECISAMOS LEMBRAR A ESSAS PESSOAS QUE O ARIEL possui nome e que não é justo o chamarem com apelidos pejorativos!
- SABEM TAMBÉM DO QUE PRECISAMOS LEMBRAR AS ESSAS PESSOAS? Que alguns conceitos foram esquecidos com o tempo ou até mesmo não foram aprendidos, como o RESPEITO às pessoas, a insensibilidade de não se colocar no lugar do outro, de usar seu tempo ocioso não para brincar com os sentimentos dos outros, mas para construir o bem.
Agradecemos imensamente aos que leram essa carta e que tiraram um pouco do seu tempo compartilhando e compreendendo um pouco nossa angústia, mas certamente, buscando o melhor para esse ser humano que dispõe de direitos e deveres como todos nós.
Aproveitando a oportunidade, convidamos a quem interessar que venha conhecer a ESCOLA ESPECIAL “INTEGRAÇÃO A VIDA”- APAE, onde proporcionamos aos alunos todos os direitos que lhes são concedidos.
Lapa, 08 de abril de 2019
(a)
Alvarez Cherubini – Presidente
Luciana Floriano – Psicóloga
Jossi Etelvina Alberti – Responsável/Mãe