VÓS SOIS O SAL DA TERRA

Cristo admoesta e adverte os Seus discípulos de então e do presente com tanta insistência para que cuidem e façam com que esse salgar seja amplamente praticado, dizendo: “Se o sal se tornar insípido, com que se há de salgar?” Sal insípido é aquele que perdeu os ‘dentes’ e seu ‘corte’, ou seja, que não tempera mais ou não arde mais. Isso acontece quando o ministério da pregação pura do Evangelho bem como a administração dos Meios da Graça de Deus não acontece mais segundo as palavras da instituição de Jesus Cristo. Porquanto quando a pregação pura da Palavra de Deus, por exemplo, tiver sido suprimida, a fé, a oração e o uso correto dos Sacramentos não poderão subsistir. E, daí, como alguém haverá de ser salgado?

Quando o sal se torna insípido então ele deixa de denunciar as pessoas impenitentes e incrédulas, e não se lhes mostra mais sua miséria e incapacidade e nem se insiste na penitência e no reconhecimento de si mesmo; deixa-se que prossigam como se fossem piedosas e tudo estivesse em ordem; permite-se que sua própria santidade e seu culto auto escolhido se enraízem até que a pura doutrina da fé desapareça de novo e se perca Cristo. Daí se segue que as pessoas se tornam tão corruptas que nada mais se pode fazer, infelizmente.

Isso Jesus Cristo percebeu e predisse futuro perigo, o prejuízo e a ruína da cristandade ao se abandonar esse ministério de salgar ou denunciar, deixando que em seu lugar, ‘enxameiem’ hordas e seitas, onde cada qual apresenta suas próprias futilidades como reta doutrina e culto e fé, quando tudo isso nada mais é do que coisas mundanas e carnais, saídas da cabeça e razão, com as quais se acaricia quem se auto justifica e na qual apodrece como carne morta, fedorenta, arruinada, onde salgar e denunciar seriam e são esforço vão. Quando não se salga e nem se denuncia mais o “mundo ímpio” a impiedade cresce e toma conta; bem como crescem as pessoas desprezadoras da Palavra de Deus e a gente tirana e soberba. Neste caso salgar ou denunciar os seus pecados não adianta porque não escutam de modo algum.

Daí você vê e pode concluir o quanto depende do ministério do salgar e denunciar e que Cristo não o coloca aqui por acaso antes de qualquer outra coisa e o recomenda com tanta insistência. Porque sem isso a cristandade não pode subsistir, e Cristo não pode permanecer, nem pode haver verdadeira compreensão e vida, de modo que não há maior prejuízo e ruína na cristandade do que quando o sal, com o qual de deve temperar e salgar todas as outras coisas, se torna insípido. E isso acontece muito depressa, pois é um veneno de gosto doce e que agrada ao velho Adão e à velha Eva. Pois o velho Adão e a velha Eva, incrédulo/a, não quer viver ameaçado desse modo, arriscar corpo e vida, nem sofrer perseguição, ignomínia e calúnia. Por isso, muitas pessoas que se auto fazem pregadoras são as mais espertas da terra nesse caso, embora não fossem dignas de serem chamadas de sal insípido, mas são para a gente discípula, já que não nos pregam, nem ensinam e nem sequer proclamam a Palavra da Verdade, o próprio diabo. Elas não nos pregam o que nos faz e nem sequer nos mantém pessoas cristãs que vivem no mundo como verdadeiros filhos e verdadeiras filhas de Deus.

Pessoas que não nos salgam mediante a Palavra são as piores perseguidoras de quem crê em Cristo. Elas querem erradicar o Evangelho e querem que a Igreja de Jesus Cristo, corretamente estabelecida, seja destruída. Ademais, são gente que prega de tal maneira que não correm nenhum perigo, e têm dinheiro e bens suficientes, além de honra e poder.

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com