A justiça foi feita! Será?

Nesta última quarta feira o Brasil parou para assistir o julgamento do maior corrupto brasileiro de todos os tempos. A previsão inicial era de que ocorresse a liberação do mesmo, pois já se conhecia a posição de 10 ministros, sendo cinco a favor e cinco contra o habeas corpus do Lula. O voto de dúvida era da ministra Rosa Weber, que sempre se manifestou contra a prisão em segunda instancia. Ou seja, tudo indicava que Lula ia ganhar por uma vitória apertada. Mas surpreendendo a todos, ela votou pela jurisprudência já estabelecida, e com isso a possibilidade de prisão está mais próxima. Será?

Vejam bem: ainda existe a chance do petista se livrar. Como? É que ainda cabem alguns recursos, e com isso a prisão pode demorar mais um pouco. O problema é que na quarta a votação foi só de um habeas corpus. Quando o assunto é prisão na segunda instância, pelo menos seis ministros se manifestam contra. Dai que em setembro, o ex advogado do PT e agora ministro, Dias Toffoli, irá presidir o STF, e quem preside é quem decide o que é votado primeiro.

Com isso uma manobra possível é protelar a prisão por mais seis meses, até Toffoli ser presidente da corte. Dai ele coloca o tema em votação, e pronto, Lula será um dos beneficiados, ficando livre até ser julgado pelo STJ, o que deve demorar alguns anos, com a consequente prescrição da pena.

Para isso a defesa do bandido terá que ter apoio dentro do STF… mas alguém duvida que isso ele tem? E mesmo que ele seja preso, também será só até setembro, mas pelo menos ele irá pagar pelos seus crimes por alguns meses.

Uma grande vitória que poucos falam é que agora dificilmente ele conseguirá convencer a justiça eleitoral de que não está inelegível. Sim, porque se a votação fosse favorável ao Lula, ele ainda estaria inelegível, mas poderia recorrer ao STE, e talvez conseguir se candidatar. Não acredito que se elegeria, pois a rejeição que está tendo nas ruas faz duvidar seriamente das pesquisas oficiais, mas teria palanque, onde iria continuar a espalhar suas mentiras.

Mas independente do destino do Lula, temos uma eleição pela frente. E por incrível que pareça, temos vários pré-candidatos com chances reais de vitória que já estão implicados em escândalos de corrupção, todos ainda em investigação. Michel Temer é um que enfrenta uma séria investigação, e pode sair da presidência e ir para a cadeia. Aécio Neves só não está preso pelo seu foro privilegiado. Alckmin e Serra enfrentam denúncias de caixa dois e outras coisas em São Paulo. Marina já foi delatada por caixa 2. Ciro Gomes está sendo investigado por improbidade. São todos nomes fortes, que podem vir a presidir o país. Agora temos que ver o que o povo vai escolher. Talvez tenhamos um novo corrupto na presidência.

Não só isso! Aqui no Paraná, teremos dois senadores que perderão o mandato, e pelo menos a Gleisi Hoffmann poderá ter que enfrentar a justiça caso não tenha mais foro privilegiado, pelos desvios na Petrobras. Roberto Requião também tem pendencias jurídicas, mas não consegui descobrir o teor, e pode ser apenas processos por injúrias – o que conhecendo o senador, não é nada espantoso. Mas temos também Beto Richa, que se não for eleito irá enfrentar a Operação Quadro Negro, que investiga desvio de dinheiro da educação.

Não quero aqui dizer em quem o leitor deve ou não votar, mas mostrar que estamos muito ruins em termos de representação política, e que apesar de a condenação do Lula ser um marco, ainda temos muita sujeira para limpar, e isso vai demorar um bom tempo.

Please follow and like us:

Administrador

Há 42 anos trazendo para você leitor informações sobre a Lapa e região. "O pequeno grande Jornal".
Entre em contato com Administrador: tribunalapa@gmail.com