A Tribuna é mentirosa? | Por Suzana Gorniski

Na semana passada, certo grupo chamou o jornal de mentiroso em rede social. A motivação foi a divulgação, pelo semanário, de que teria saído decisão judicial a respeito de uma greve que estava ocorrendo na cidade. Tal decisão determinava que os trabalhadores voltassem aos seus postos em 24 horas, a partir da intimação de seu representante legal.

Diante da afirmação do grupo, de que a Tribuna havia falado inverdades, é preciso refletir. Uma empresa que tem 40 anos de credibilidade, circulação ininterrupta, não iria brincar com a informação. Seria demonstração de certa ingenuidade destes interlocutores ao proferir tal opinião?

A Tribuna Regional está entrando no ano 41. É, até hoje, o jornal com maior tempo de circulação no município. Muitos vieram e não permaneceram. Desde sua fundação sempre foi um jornal crítico e o canal pelo qual as pessoas puderam se manifestar e reivindicar seus direitos.

Em toda esta trajetória, o jornal atuou em mais de 10 administrações municipais. Nunca deixou de dar sua opinião na política. Sempre foi claro quanto ao seu posicionamento. Pode ser chamado de parcial? Talvez. Mas, pode, sim, ser chamado de honesto com o leitor – afinal, não tenta fingir ser imparcial, buscando engajar leitores, para depois procurar mostrar mais um lado do que outro.

Passando o pleito eleitoral, a Tribuna sempre segue seu trabalho, divulgando as ações boas e também criticando aquilo que o povo acha que não está sendo bem feito. Mas, alguns grupos acreditam que o jornal foi comprado pelo vencedor ou perdedor (dependendo do período e do posicionamento do semanário). Ingenuidade deles, mais uma vez (ou seria falta de conhecimento?). Afinal, uma empresa só pode receber verba pública através de licitação. A Tribuna sempre participou de todas as licitações, pois é o único jornal que toda semana circula na região. Algumas vezes não venceu, mas mesmo assim não deixou de circular.

Outra ingenuidade do grupo “falador”. Se o jornal fosse deste ou daquele grupo, não sobreviveria há tantos anos. A Tribuna permanece por conta do trabalho, da dedicação, das dificuldades enfrentadas e vencidas durante todo este tempo de existência. Permanece por conta dos leitores assíduos, do trabalho bem feito, da confiança que assinantes, leitores, anunciantes, colaboradores têm no semanário.

Aí, fica também o questionamento sobre os demais jornais que já circularam no município. Quantos já circularam em 40 anos de história? Destes, quantos eram somente um projeto político?

Após as eleições e posse dos administradores eleitos, sempre existiu a colocação, do grupo perdedor, dizendo que o jornal não tem credibilidade ou que fala inverdades. A história mostra que estão errados.

A história, muitíssimo recente, mostrou ao grupo citado no início do texto, que estavam errados. A decisão judicial não era mentirosa. Tiveram que retornar ao trabalho. Não porque a Tribuna quis. A Tribuna apenas divulgou a informação.

Este Bate Papo é apenas para reforçar o que é realidade há 40 anos: o compromisso do semanário é com o seu leitor, seu anunciante e seu colaborador. São estes que mantêm o jornal vivo.

Please follow and like us:

Administrador

Há 42 anos trazendo para você leitor informações sobre a Lapa e região. "O pequeno grande Jornal".
Entre em contato com Administrador: tribunalapa@gmail.com