Assistir à copa ou não assistir?

Tenho visto muitas manifestações em redes sociais denegrindo a copa do mundo, relacionando-a com a política romana do “pão e circo”, ou até mesmo como uma forma direta de desviar a atenção da população para o cenário político.

As reclamações estão certas, mas só até certo ponto. Se você não assistir aos jogos, o campeonato continuará a ocorrer. A roubalheira na política também. E se assistir, também terá o mesmo resultado. E pelo que estou vendo, apesar de o foco da grande imprensa mudar durante a copa, falando só sobre futebol, estamos vendo o surgimento de uma nova imprensa nacional, via internet, que continua a focar nos problemas da política. Com isso acabou a história de desviar a atenção do povo.

Na verdade, até recomendo a todos que instalem algum equipamento que transforme sua TV em smart tv, ou ainda adquiram uma smart tv diretamente. Com isso conseguirão assistir vídeos disponíveis na internet diretamente em suas TV’s, e em muitos casos, de forma gratuita. Mas os vídeos que falo são jornalísticos (apesar de se encontrar de tudo na internet). A qualidade jornalística que se consegue acompanhar via sites como youtube é muito superior à TV aberta, e vale muito a pena abandonar os jornais televisivos para focar no jornalismo da web.

Acredito que talvez a grande falta de entusiasmo que estamos vendo nessa copa do mundo, pelo menos por parte dos brasileiros, é justamente porque estão com um olho na política, outro no campo. Nada errado com isso. Talvez finalmente estejamos deixando de lado o estereótipo do cidadão alienado.

Esta semana assisti um comentarista – via youtube – falando sobre a eleição do Alckmin, que não está decolando nem mesmo em São Paulo. A campanha dele é o retrato da mudança que tem ocorrido, pois ele está focando esforços em uma campanha que só começará oficialmente depois da copa, baseada inteiramente em tempo de televisão, e todos os adversários já se atentaram para o fato que o povo está muito focado na internet e redes sociais. Os candidatos do PSDB as vezes surpreendem, mas já existe um certo consenso de que este ano Alckmin não será um candidato viável.

Essa mudança de costumes do brasileiro está afetando até grandes emissoras, que estão focando em campanhas “anti fake news”. Mas só as fake news dos outros, é claro, pois dai desmoraliza o novo “adversário”, que está derrubando o poder da antiga grande imprensa e mantendo o brasileiro de prontidão.

Então, respondendo à pergunta do título: se gosta de futebol, assista. Qual é o problema de se divertir um pouco? Mas claro, desde que se mantenha a observação no cenário nacional, que convenhamos, está bastante tumultuado.

Please follow and like us:

Administrador

Há 42 anos trazendo para você leitor informações sobre a Lapa e região. "O pequeno grande Jornal".
Entre em contato com Administrador: tribunalapa@gmail.com