Ao longo da história muitas pessoas crentes e batizadas já foram feitas prantear e chorar, injustamente. Elas foram levadas, na Palavra, mediante a ação do Espírito Santo a aprender o conteúdo da bem-aventurança de Jesus Cristo: “bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.” As pessoas bem-aventuradas ao modo do juízo e critérios de Jesus Cristo, em certas ocasiões, embora exteriormente vivessem bem e estivessem vestidos principescamente em seda e ouro, dando a impressão de que andavam sobre rosas, no fundo no fundo, choravam e pranteavam na presença do SENHOR. Porquanto estavam, diariamente, entre víboras venenosas, sentindo no coração aquela indizível arrogância e petulância, insolência e ignomínia por parte de quem não dá a minha para a Palavra de Deus. Na verdade, tantas eram as malícias da parte da gente vil que não dá ouvidos à Voz de Deus, cujo prazer e satisfação, ajuíza-se, no objetivo e corpóreo, era amargurar a existência da gente crente e batizada. Mais. No que dependia desta gente, não queriam, tanto quanto fosse possível, não permitir uma única hora alegre sequer a quem foi feito seguidor/a de Jesus Cristo.
As pessoas bem-aventuradas que choram na certeza de que serão consoladas sabem, abundantemente, afirmar como tiveram de engolir tudo o que lhes foi feito de mal e nada além puderam fazer do que se queixar perante Deus, com suspiros e choro. Pessoas que são feitas chorar e prantear injustamente sabem o valor e a presença do que Jesus Cristo assevera: bem-aventuradas são as pessoas que pranteiam e choram. Ainda assim não o puderam demonstrar, mas, sim, comeram e beberam com outras pessoas, e, às vezes, riam e brincavam com elas para ‘esquecer’ o seu sofrimento injusto. Não pense você leitor/a que prantear e chorar signifique apenas derramar lágrimas, ou lamentar e desfazer-se em lágrimas como fazem, as vezes, as crianças e as pessoas que querem ser ajuizadas como coitadinhas diante das outras. Isto ainda não é o real e profundo chorar pranteador, quando ele sobrevém ao coração e brota dos olhos. O verdadeiro chorar pranteador são os verdadeiros grandes golpes, que atingem e atacam o coração de tal modo que não se consegue chorar e nem se tem coragem de queixar-se a alguém.
Prantear e chorar não é uma ‘erva rara’ entre as pessoas cristãs, a despeito da aparência exterior. Elas, também, gostariam de se alegrar em Jesus Cristo, inclusive, exteriormente, o mais possível. Mas… As que choram pranteando, diariamente, o fazem porque observam o mundo, verificam, corporeamente, que são obrigadas a se confrontar com tanta maldade e arbitrariedade, abuso de poder e libertinagem, desprezo e blasfêmia de Deus e da Sua Palavra. E, além disto, constatam tanto sofrimento e calamidades que o diabo provoca tanto no regime espiritual quanto no secular, de modo que não podem ter muitos pensamentos alegres, e sua alegria espiritual é muito fraca em vistas de tanto desprezo de Deus e de Sua Boa e Misericordiosa Vontade para conosco. Se as pessoas cristãs não cressem na proclamação do Evangelho e tivessem que olhar constantemente para a soberba e a obstinação, a incredulidade e a impenitência reinantes e não afastassem delas o olhar, de vez em quando, não teriam um só instante de alegria e esperança renovadas em si pelo Espírito Santo. O mal e a maldade acontecem e se evidenciam com mais frequência do que a pessoa cristã gostaria que acontecesse. E, isso de modo tal que não precisa tomar ciência dos desdobramentos da incredulidade e impenitência em lugares e países distantes, basta o que acontece de ruim próximo de nós, infelizmente. Eles causam pranto e choro na pessoa cristã.
SERÃO CONSOLADOS
Please follow and like us: