Brinque com seu filho

A educação de nossos filhos é responsabilidade dos pais. Como hoje as estatísticas mostram que mais de 40% dos lares são geridos por mães solteiras ou as crianças educadas por seus avós, a coisa toma uma nova proporção.

Em momento algum posso descredibilizar o esforço de mães solo ou de avós que tomam conta dos seus netos enquanto a genitora vai ao trabalho, porém é importante lembrarmos que precisamos dedicar alguns minutos aos filhos, seja da maneira que for.

Brincar com as crianças, conversar com elas sem a presença de eletrônicos, deixa-las falar sobre suas convicções e anseios, além, óbvio dos seus medos, é imprescindível.

Sabemos que o mundo atual não nos deixa tempo para respirar, é normal, talvez por nós mesmos estarmos estressados com o trabalho, compromissos ou com qualquer que seja a conta que tenha que ser quitada ao fim do mês. Mesmo assim, um bom bate papo com os pequenos, ou uma pequena brincadeira diariamente não é sacrifício, além de ser extremamente importante para o futuro dos pequenos.

Crianças que tiveram acesso a atenção dos pais, não com presentes, mas com tempo, crescem com mais segurança. A opinião delas não é fútil e muito menos inútil. É extremamente necessário que dediquemos tempo aos pequenos, para, como diz na Bíblia, “ensina o caminho por onde deve andar e quando adulto não se desviará dele”.

Posso soar demagógico, afinal, em muitos momentos deixei de atender as solicitações de meus filhos por atenção, mas com o tempo e amadurecimento, noto que esta ação é importante e muito benéfica para a criação de cidadãos de bem. Criar bons cidadãos deve ser uma das principais ações que nós, como pais, devemos ter.

O mundo que vemos hoje em dia, cheio de violência e desdém pelos valores foi criado por nós mesmos quando deixamos de educar nossos pequenos ou deixamos de participar de suas pequenas vidas, seus pequenos problemas, seus questionamentos e dúvidas.

Brincar por alguns minutos com a sua criança, seja ela filha, sobrinha ou neta, tem um valor inestimável na criação de uma geração que virá a ser melhor que a nossa. Gastar alguns minutos do seu dia contanto histórias, ouvindo acontecimentos ou simplesmente deixando as crianças mexerem no seu cabelo gera lembranças e valores que irão acompanhar esta pessoa desde este momento até o futuro, quando for dele a responsabilidade de educar um novo cidadão para enfrentar o cotidiano.

Não se omita. Gaste seu tempo com quem realmente importa. Valorize seu pequeno e ensine a ele os princípios para que se torne uma pessoa que venha a mudar o mundo.

Seja, mesmo com qualquer dificuldade, você o agente da mudança.

 

Please follow and like us:

Aramis José Gorniski


Entre em contato com Aramis José Gorniski: aramizinho@gmail.com