Chegamos às centenas

Quando foi anunciada a Pandemia mundial pela OMS, em 15 de março deste ano, ninguém pensava que esta doença poderia mexer tanto com a vida do cidadão.

Assim como muitas pessoas, imaginávamos que seria uma chuva passageira que não deixaria sequelas na humanidade. Ledo engano.

Esta semana a Lapa atingiu seus cento e cinquenta casos positivos de Covid19. É um número expressivo e preocupante, mas não de todo desesperador. Contenda também atingiu o número de cem infectados durante esta semana.

Diferenças entre as cidades são óbvias. Contenda tem 18 mil habitantes e isso a coloca num patamar acima nos índices de infecção. Hoje 0,56% da população total já teve contato com o vírus enquanto na Lapa, o índice fica em 0,31%. Esses índices estão abaixo da média nacional.

A nossa região pelas características de colonização é menos propensa a espalhar a doença e os gestores municipais estão fazendo um bom trabalho. Porém esse aumento de casos se deve às pessoas que estão se tranquilizando com o baixo índice de infecção e insistem em não respeitar as regras de isolamento e proteção e continuam a viver a vida como se nada tivesse acontecido.

Sabemos que o lockdown ou fechamento dos comércios não colabora, ou melhor, não colaborou para a redução dos casos, apenas deixou mais gente nervosa e sem dinheiro. Sabemos também que as únicas medidas que funcionam para combater o vírus são o uso de máscaras, o distanciamento social e, principalmente, o ato de lavar as mãos com frequência. O resto é tudo suposição.

Também dá prá fazer essa análise simplesmente olhando para cada município em separado. Mesmo com ações pontuais e enérgicas, algumas cidades não conseguem controlar a infecção, enquanto outras que não sofreram muito com ações de prefeitos, os números não sobem.

Esse número de casos não é brincadeira, mas também não podemos esquecer de falar das coisas boas. Dos 104 casos positivos em Contenda, 81 já se recuperaram. Na Lapa, dos 150 positivados, 72 estão recuperados.

A discussão ideológica em cima desta pandemia também não colabora com ninguém, afinal, o vírus não escolhe se você é PT, PSDB ou PSL, ele simplesmente te infecta e pronto.

Vivemos em tempos de mimimi onde qualquer situação gera uma discussão sem sentido e nunca chegamos em resultados. É por isso que a nossa sugestão para você, leitor, é de parar de olhar para o quintal do vizinho e começar a cuidar do seu. Quando todos cuidarem da própria vida e se prevenirem de verdade, as coisas podem começar a melhorar. Enquanto isso é só reclamações, denúncias e fofocas uns contra os outros e nada resolvido.

 

Please follow and like us:

Aramis José Gorniski


Entre em contato com Aramis José Gorniski: aramizinho@gmail.com