Nada nesta vida é feito sem que a gente faça comparações. Seja num restaurante comparando a comida em relação a outro estabelecimento, seja num posto de gasolina comparando o preço atual com o anterior. É comum e corriqueiro.
Na vida pública é imprescindível trabalharmos com comparações. O que Bolsonaro fez, o que Lula está fazendo, tudo isso mexe com nossa capacidade de análise e entendimento. Neste caso é óbvio que os apoiadores de Bolsonaro, como é meu caso, encontrarão muitos defeitos na ação do novo governo Lula, visto que a perspectiva é muito diferente do que acreditamos. Tem gente que acha que a coisa vai melhorar. Enfim, é natural a comparação.
No município também é normal e costumeiro comparar e comentar sobre as diferenças entre administrações. E aí chegamos num problema. A gestão Paulo Furiati foi uma das principais urbanizadoras do município, sendo responsável por muitos quilômetros de asfalto nos mais diversos bairros da cidade. Enquanto isso na atual gestão o que sabemos é que as obras iniciadas em duas ruas que não passam de 300 metros de extensão estão paradas por incompetência administrativa ou falta de ação. O único asfalto anunciado que tem previsão de ser iniciado é o da Gustavo Kuss, que não tem mais de 200 metros de extensão. Existem anúncios de mais de 12 milhões para asfalto, mas a previsão das obras é difusa.
Alguns leitores vão dizer que estamos querendo diminuir o trabalho do atual prefeito, mas aí é que está o problema. Não conseguimos identificar trabalho relevante nesta administração. As festas estão mais intensas e maiores, mas afora isso, o básico que deveria ser apresentado aos munícipes não está sendo feito. Sistema de saúde está com muitas falhas, estradas rurais em péssimas condições, cidade inteira parecendo abandonada, buracos e muito uso de mídias sociais para enaltecer o nome do atual gestor.
A comparação é inevitável e pode ser cruel, mas não deixa de ser verdadeira. Até a última gestão a Lapa era gerida por pessoas com a mínima capacidade administrativa, inclusive a prefeita Leila, que sempre afirmamos ser muito fraca em suas ações, se destaca na comparação com a atual gestão. Além do mais as promessas feitas em campanha foram imensas e até agora não se concretizaram. São inúmeras e o leitor lembra: Estúdio de gravação para artistas locais, 100% de asfalto nas ruas da Lapa, atenção especial na saúde, condomínio do idoso, recape da subida do Monge, Poços artesianos em todas as localidades.
A alternância de poder e a escolha da maioria sempre prevalecem, mas é importante lembrar que podemos mudar a cada quatro anos, escolher coisa melhor para nosso município e sonhar com um futuro diferente.
É só uma comparação.