Liberdade, Liberdade, abras as asas sobre nós

Este samba enredo da Imperatriz Leopoldinense, do ano de 1989, tornou-se parte do cancioneiro popular, sendo tocado em diversas festas, comemorações e afins.

Trazendo a frase do título para nossos dias, temos dois casos a comentar. Liberdade é um bem conquistado a duras penas, com o sofrimento de muitas pessoas que sonharam este momento e deram sua vida e seus esforços para que pudéssemos, hoje, falar o que pensamos e agir conforme nossa consciência.

Em primeiro lugar é importante lembrar a todos os leitores que, mesmo que a vacinação esteja a pleno vapor, não é garantia de vida e o vírus continua a circular por todo o mundo. Portanto, mesmo que venham a ser vacinados os jovens e adolescentes, e até as crianças, ainda leva um bom tempo para erradicar este mal gerado pelo Covid19.

Já podemos pensar na volta à liberdade, mas a responsabilidade deve vir junto. Sempre que possível é importante utilizar máscaras, lavar as mãos ou utilizar álcool em gel e, de preferência, manter distanciamento social. Não é apenas a vacina que vai garantir o fim do vírus e sim um conjunto todo de ações e atitudes que todos e cada um tem que tomar afim de acabar com este maldito vírus.

Em segundo lugar, a liberdade de dizer o que pensamos, mesmo que outros não concordem, deve ser respeitada sempre. Existe uma frase que diz “não concordo com você, mas defendo o direito que você tem de expressar a sua ideia”. Essa máxima vem sendo corroída por aqueles que deveriam ser os guardiões da liberdade. No caso em pauta, os Supremos e a Justiça Eleitoral.

A Justiça Eleitoral é uma das coisas mais caras que pagamos e não serve para quase nada. Se você quiser denunciar uma compra de votos, deve filmar, fotografar, tirar raio X e ainda ir depor em frente ao juiz, que poderá acreditar que o candidato apenas estava pagando uma conta ou devolvendo um empréstimo. É muito difícil qualquer político ser condenado pela justiça que foi criada para este fim. Agora também estão se metendo na liberdade de opinião.

Diversos foram os canais de formadores de opinião atingidos pela última peripécia do TSE. Um ministro desta corte exigiu que o youtube deixasse de monetizar os canais que falam mal do sistema eleitoral, mesmo que todos saibam que já houve invasões, coisa que foi afirmada pela própria justiça eleitoral.

Além disso o STF vem mandando prender pessoas que falam contra as atitudes da Côrte, sem processo, sem acusação formal e totalmente fora da constituição. É o mesmo que o Juiz acusar, julgar e condenar, sem existir promotoria e nem defesa para fazer o balanço necessário no nosso sistema judiciário.

Outras infrações constitucionais estão sendo cometidas por estes supremos que acham que são superiores à constituição, distorcendo os artigos da Constituição a seu bel prazer. Onde já se viu um juiz mandar um promotor iniciar um processo? A constituição diz que o juiz deve ser inerte, ou seja, aguardar a provocação da promotoria.

É duro dizer, mas liberdade, liberdade, volta as asas sobre nós.

Estamos prestes a te perder.

Please follow and like us:

Aramis José Gorniski


Entre em contato com Aramis José Gorniski: aramizinho@gmail.com