Temos que entender o pensamento das pessoas com as quais discordamos para termos noção dos motivos que levam essa ou aquela ideia à frente.
A polarização da política nacional pode ser um fardo para todos, mas foi e é muito importante para sabermos de que lado cada um está. O povo é um mero detalhe nesta situação toda.
Escolher este ou aquele lado é motivado pelas nossas crenças de que estamos fazendo uma escolha que pode ser melhor para o mundo. Porém a maquiagem nas ideias e narrativas é uma armadilha muito grande para qualquer pessoa sem muito conhecimento político.
Algumas ideias são bonitas demais para serem rejeitadas. É o caso da apropriação pela esquerda dos movimentos minoritários e sociais. Causas ambientais também são boas propagandas, afinal, quem é que não quer proteger os bichinhos do humano malvado?
Quem será contra um governo que acolhe em suas asas uma grande parcela da população, como se fossem pintinhos com suas galinhas? Mesmo que os pintinhos vivam de migalhas, estarão pensando que são felizes, visto que a proteção da galinha choca os conforta.
Quem pode ser contra o combate ao racismo? Mesmo que não se fale muito, a direita também é contra o preconceito, mas não deixa grupos aproveitadores se prevalecerem com o tema, enquanto, na esquerda, qualquer ação é festa e motivo de gritaria.
Quem pode ser contra a conservação do Meio Ambiente? A esquerda apropriou-se do tema, achando que é a única portadora da verdade, enquanto a direita acha que o meio ambiente tem que ser aproveitado, mas com consciência. Mas se deixar livre, vira festa também.
Quem é contra a educação com formato militar nas escolas? A esquerda, visto que os professores ‘filósofos de botequim’ tem que seguir normas e orientações padrão para todos os cursos, além de não gostar muito de disciplina. Para a direita, respeito e padronização são as causas da defesa deste trabalho.
Tem muita coisa que podemos aproveitar de lá e cá. Direitos humanos é pauta de esquerda e posse de armas é coisa da direita. Porém, se tirar um pouco a ideologia dos casos, direitos humanos também representam portar uma arma, visto que ela protege contra agressores e assim por diante.
No fim da história nem esquerda, nem direita estão preocupadas com o país. Os dois lados querem poder e para isso continuam usando você e suas opiniões para disseminar ódio. Não é só o Lula que fala bobagem. O Bolsonaro também. A única diferença é que o Lula é bandido. O Bolsonaro não… ainda.