O primeiro debate deste período eleitoral foi realizado na última semana e nos deixou um tanto quanto pensativos. Apesar da qualidade técnica e organizacional que o Canal da Cidade, empresa promotora do debate, apresentou, o conteúdo das discussões deixou a desejar.
No decorrer do evento o que vimos foram muitas propostas mirabolantes e promessas requentadas. Da Lapa e das coisas que são de competência do prefeito, pouco se falou.
O assunto principal que voltava a cada questão era o Hospital São Sebastião. Sou morador da cidade da Lapa desde os meus oito meses de vida e, desde que me conheço por gente, ouvi muitas “soluções” para o Sanatório.
Foram mais de dez prefeitos que passaram pela administração da cidade durante toda minha vida e todos eles, de um jeito ou de outro, prometeram integrar o São Sebastião ao sistema de saúde local. Nenhum deles teve êxito como esperava.
É um sonho lindo a abertura daquela estrutura toda para atendimento específico do povo lapeano. Mas como gato escaldado tem medo de água fria, afirmo que isso não aconteceu e não vai acontecer da maneira que nossos próximos gestores estão prometendo.
O São Sebastião é referência nacional no tratamento da tuberculose. É um hospital preparado para este fim, com profissionais treinados para este fim. Hoje já existe atendimento para o público local, mesmo que em pouca quantidade, mas existe.
Deixando o Sanatório de lado, nos concentremos nas promessas dos pretendentes a prefeito. Quem tem autoridade para mexer em alguma coisa no hospital é o Governador do Estado. Não adianta falar alto ou tentar impor lógicas absurdas sobre o tema. Quem manda lá não é o prefeito da Lapa.
Aqui chegamos ao ponto principal deste texto. Das coisas que realmente precisamos na Lapa, quase nada se falou. Municipalização do Trânsito? Não! Fomento ao turismo? Nadinha! Incentivo à cultura? Nem pensar. Investimento na área esportiva? To nem aí! Estes e outros temas de grande importância não são lembrados nesta campanha.
A sugestão que damos, se algum dos candidatos quiser ouvir, é: Foco no município da Lapa. Esqueçam Parque do Monge, Pedágio e Sanatório. Esses problemas tem que ser resolvidos pelo Governo do Estado, e isso não tem prazo prá acontecer. Apresentem propostas realmente executáveis, que tenham capacidade de melhorar a vida do cidadão lapeano.
Temos muito a melhorar na Lapa e não precisamos de sonhos infundados para confundir a cabeça do nosso cidadão. Os senhores poderão resolver apenas problemas locais. Não se sintam tão poderosos sem ao menos ter ganho a eleição.