2. O olho é a luz do corpo

Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus –, que não é dominado pela avareza e nem sequer é escravizado pela ganância –, disse: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” – Mt 6.22s.

O nosso único e suficiente SENHOR e Salvador não dá desconto para a avareza. Igualmente os sermões de todos os profetas denunciavam e condenavam a ela, sem delonga. E o alvo deles foi contra a avareza entronizada e endeusada nos pregadores autoenviados e nos falsos profetas, bem como contra o povo em geral que desprezava a Palavra e a fé. Mas isso de nada adiantou, a não ser no caso de alguns poucos ouvintes crentes que foram preservados, pela fé, por causa dos quais Cristo e todos nós –, servos/as junto ao Evangelho, – ainda temos que pregar e ensinar, deixando o populacho ir, porque querem pertencer ao diabo, que se agrada e gosta que a pessoa seja avara ‘da cabeça aos pés’, ‘por dentro e por fora’.

Esse dito acima Jesus usou mais de uma vez, como um conhecido provérbio que não se refere apenas à avareza, mas também a outras questões, especialmente, à doutrina, enquanto doutrina que não separa e nem discerne corretamente lei e Evangelho. Pois, no caso da doutrina, acontece que os espíritos sectários e os pregadores de mentiras pretextam que são absolutamente sinceros e honestos e que procuram a honra de Deus e a salvação das almas. Ninguém se jacta e jura tanto como eles, em sua fé, piedade, teologia autoindulgente. Aí Ele lhes apresenta a seguinte advertência: cuida para que teu olho seja simples: não malicioso. Isto é: que tua opinião e tua jactância sejam honestas e que não se escondam nelas uma malícia secreta – que tu não estejas te enganando ti mesmo com falsas ilusões e pensamentos infestados pela avareza e ganância. Pois gente cujo Deus e Senhor são o Mâmon, o dinheiro e os bens divinizados, em geral, se trata de pessoas enfeitiçadas pelo diabo. São exatamente como alguém que sonha ou dorme que está tão enfeitiçado que nem percebe que está sonhando e pensa que tudo isso está realmente acontecendo, e está tão seguro disso que nada lhe parece mais seguro. Não obstante, tudo não passa de um sonho que desaparece e se desfaz imediatamente em nada, assim que acorda. E embora lhe pareça, de vez em quando, que aquilo é um sonho ou que está sonhando com um sonho, não obstante, está tão enredado que não consegue livrar-se nem recobrar o domínio de seus sentidos.

Do mesmo modo, também estão enredadas as pessoas que afirmam com tanta certeza que sua teologia é a pura verdade que são capazes de apostar tudo nela. Mas, tudo não passa de sonhos e ideias de gente cujo coração é avaro. Por isso é perigoso quando não se mantém a Palavra de Deus impermista, pura e simples e quando alguém se deixa afastar dela e levar para pensamentos humanos autojustificados, que parecem excelentes e cativam imediatamente, de tal modo que quem se deixa envolver por eles não consegue mais livrar-se deles. Pois ajuíza somente uma coisa: esta é a verdadeira Palavra, e está tão convencido disso que não se deixa demover por nada. Alguns, inclusive, perderam seu ‘pescoço’ por causa da ganância.

A ganância, embora sendo um grosseiro vício exterior, também na doutrina, sabe se enfeitar e camuflar muito bem. Ninguém haverá que diga que é pura avareza. Pelo contrário, o avarento quer ser visto e elogiado como se fosse inimigo do vício, do fundo do coração e pensa que ninguém é caritativo, bondoso e misericordioso como ele. No entanto, ele próprio não vê que seu coração, ao pregar e ensinar, o está enganando e que está ‘afogado’ na avareza.

 

 

 

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com