3. Não deis o que é sagrado

Jesus Cristo disse: “Não deis o sagrado aos cães, e não jogueis vossas pérolas aos porcos, para que não as pisem com seus pés, voltem e vos dilacerem” – Mt 7.6.

Ao longo da história eclesiástica, cá e lá, a comunidade nascida e nutrida pela Palavra, já que não teve outro jeito de notificar cães e porcos ao arrependimento e à fé, os deixaram ler e ouvir e ufanar-se de serem cristãos o quanto quiseram, como foi o caso de algumas pessoas e cidades para quem o Evangelho não foi importante. Pois uma coisa é certa: quem despreza o ministério da pregação não dará muito valor ao Evangelho, poder de Deus para a salvação de toda a pessoa que crê. Visto que calcam os pastores e pregadores legítimos aos pés e os tratam pior do que porqueiros tratam os seus porcos, os discípulos conscienciosos lhes retiraram novamente as pérolas, para ver quanto terão do Evangelho sem qualquer agradecimento da parte da comunhão de gente crente batizada. A suma é: Se você que já foi uma vez membro do santo povo cristão e é agora capaz de calcar a Palavra de Deus e seus pregadores aos pés, também Ele, Deus, o SENHOR, pode calcar você aos pés, sem grade dificuldade, já que não tem outro jeito de lhe notificar ao arrependimento e à fé. Pois é!

O que Cristo quer dizer é o seguinte: se vocês veem que sua pregação é desprezada e calcada aos pés, não tenham comunhão com tais pessoas e afastem-se das que se fizeram e fazem, em verdade, cães e porcos, como também diz em Mt 18.17: “(…) e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.” Ou seja: é preciso dize-lhes que não são cristãos, e, sim, gentios condenados, e que não quer que se-lhes pregue algo, nem que tenham parte no dom de Deus, como Pedro diz em At 8.20ss. a Simão, o Mago. Assim ele procedeu e assim procedem todos os que pregam com seriedade, para que não nos tornemos cúmplices de seus pecados. Pois Deus não quer que sejamos hipócritas com as hordas sectárias, como se sua doutrina fosse correta. Pelo contrário, temos que ver neles inimigos de Cristo, dos quais estamos separados com o Evangelho, com o Batismo, com a Ceia do SENHOR e toda a doutrina e vida cristãs. Analogamente, se nós como os discípulos, quisermos ter parte no Evangelho, então que provemos, pelos frutos, que nossa intenção é séria, ou, no mínimo, que honrem a Palavra e os Meios da Salvação e se submetam humildemente à pregação da fé.

Uma vez afastados e expulsos os que calcaram aos pés o Evangelho, não obstante as pessoas não conseguirão ficar sem pregadores e mestres. Pois Cristo pretende manter Seu regime no mundo, para que, apesar de tudo, seu Evangelho, Batismo e Ceia do SENHOR permaneçam, sejam solicitados e recebidos, com fé presente. Ainda que não haja autoridade secular que queira proteger os Meios da Salvação, Ele, em Sua monoagência, o fará, porque o Pai fez Jesus Cristo, o único, suficiente, necessário Salvador, assentar-se à Sua destra e quer que Ele seja SENHOR. E ainda que expulsem todos os pregadores cristólogos legítimos ou os matem, como fizeram como os apóstolos, não conseguirão derrubar a Cristo do trono. Por isso, o que acontecerá com eles é o seguinte, visto que agora não aceitam e nem querem tolerar os pregadores piedosos e tementes: Deus lhes dará outros, que os dominarão e governarão tiranicamente, pior do que antes de terem recebido o Evangelho, em sua acepção pura. Por isto estão no caminho mortal, os esgravatadores gananciosos e outros que juntam suas cabeças e pensam que vão dominar e sujeitar a Cristo e Seus apóstolos. Eles não sabem ou não querem saber, porém que no alto está sentado Outro que mantém o regime em Suas mãos e que diz se não querem aceitar pregadores verdadeiros, que fiquem com o diabo e seus lacaios, que lhes pregam mentiras, que são obrigados a aceitar então, e terão que permitir que governem sobre eles, e haverão de sofrer então da parte deles toda sorte de flagelos à beça.

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com