5.         TERMINADO O DISCURSO 

“Depois que Jesus havia terminado esse discurso, o povo se encheu de espanto sobre sua doutrina, pois pregava com autoridade, e não como os escribas” – Mt 7.28-29.

Reformadores da fé e da moral, unidos à comunhão de gente crente batizada, devem e vão ater-se firme e vitaliciamente à pregação e doutrina cristocêntrica. E jamais serão indulgentes com a vida e fé que crê que se pode adquirir por meio de alguma obra o favor e a graça de Deus, libertar-se de pecados e entrar no Reino dos céus. Nisto não há mérito nenhum. E se alguém quiser, irredutível à toda e qualquer exortação, usar as obras para este fim, como pessoa justificada por graça divina mediante a fé em Cristo, devo conscientizá-lo, dizendo: que crendo e vivendo assim ela se autoentrega ao miserável diabo e que se autotorna digno do inferno, pois obstaculiza a si próprio à fé em Jesus Cristo e a Ele próprio. Pois, como aprendemos no conjunto do Sermão, somente a pessoa que passou pela dação da fé pode valer-se do que Deus presenteia, gratuitamente. Ele que, exclusivamente, por Sua graça, enviou ao mundo a Cristo, Seu Filho, e deixando-O morrer por nós e fazendo-nos, como discípulos/as, anunciar isto e presenteando-nos, e ordenando-nos simplesmente a crer e deixar-nos batizar nisto. Nenhuma de minhas obras é capaz de justificar e salvar, pelo contrário, é puro presente dado do céu e trazido a mim por Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, que, humanando, é nosso SENHOR e Salvador, contanto que nEle creia. Portanto, todo o mérito fica excluído aqui e jogado fora e está decidido que graça, perdão dos pecados, salvação, vida eterna não se pode conseguir por outro meio, de outra maneira ou por outra medida, senão pelo ouvir da Palavra de Deus a respeito de Cristo e por meio da fé, dom e dádiva do Espírito Santo. E por que haveríamos de gloriar-nos de nossas obras para que Deus nos honre, quando eles mesmos e todos os santos têm que pedir diariamente no Pai Nosso, enquanto vivermos: “Perdoa-nos nossas dívidas”, etc.? Mesmo assim, gente santa autoproduzida, irredutível, ousa dizer desavergonhadamente que umas pessoas, ainda que se encontre em pecado mortal, podem preparar-se para a graça e depois, também, merecer a vida eterna. Céus! Isto significa blasfemar a Jesus Cristo e Seu Evangelho.

Mas tu, talvez, tenhas dúvida e perguntes a respeito de tantas passagens que falam da recompensa e do merecimento? Sobre isto dizemos agora para as pessoas singelas: trata-se meramente de consolo para as pessoas santas por graça divina mediante a fé em Jesus Cristo. Pois se agora te tornaste pessoa crente batizada tu tens, em comunidade, unido ao Corpo de Cristo, um Deus misericordioso e perdão dos pecados, tanto dos passados, quanto dos que se encontram em ti diariamente, única exclusivamente por graça divina mediante a fé em Jesus Cristo, que nos resgata da ira e do desfavor de Deus. Certamente acontecerá que haverás de fazer muitas coisas e sofrer muito por causa da fé e do teu Batismo, pois o miserável diabo, juntamente com o mundo e a carne, irão agarrar-se em ti e te torturará de todos os lados, conforme Cristo o mostrou suficientemente nestes três capítulos. Aí o mundo se poderia tornar apertado demais para nós, se Ele nos abandonasse nele sem Palavra e consolo. Aí poderíamos chegar ao desespero e dizer: quem quer ser cristão, pregar e fazer boas obras? Olha o que lhes acontece, como o mundo os calca aos pés, blasfema e injuria, demonstrando-lhes toda a sua vilania e ardil e, por fim, acaba tirando-lhes honra, corpo e bens. E Cristo, o Crucificado Ressuscitado / Ressuscitado Crucificado, não quer outra coisa a não ser que eu seja pobre de espírito, aflito, faminto, manso, pacífico, sofredor e perseguido por causa do Seu nome, seu Evangelho. Será que isto irá durar para sempre e não mudará nunca? Aí, então, Ele, Cristo, edificando e consolando, tem que manifestar-se, fortalecer e consolar as pobres consciências atribuladas e os coração pusilânimes, dizendo: agora vocês estão na graça divina e são filhos de Deus. Não se assustem se, por causa disto, tiverem que sofrer no mundo. Fiquem firmes e não se cansem, nem se deixem amolecer e acuar por aquilo que lhes acontece, da parte do mundo, do diabo e dos seus anjos. Cada qual cumpra com seu dever e, ainda que isto te cause dificuldades, não te causará prejuízo. Creia que o Reino dos céus é teu e que tudo te será pago ricamente, aqui e lá, contanto que permaneças unido ao Povo da Palavra e da fé. [Segue]

P. Airton Hermann Loeve.

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com