ALEGRAI-VOS E SEDE CONFIANTES

Se uma pessoa discípula de Jesus Cristo crê e se ampara nos seus sentidos, razão e inteligência, então, é e parece amargo aos seus olhos e lhe dói saber, fora da fé nas promessas contidas nas bem-aventuranças, que alguém que serve ao mundo e ajuda a todas as pessoas, aconselhando e fazendo somente o bem ao modo da Palavra de Deus, nada receberá em troca senão o pior e mais amargo ódio e malditas línguas venenosas. Se aqui reinassem carne e sangue, em breve, se diria: se não tiver outro proveito disso, fique Cristo com o Evangelho e seja pessoa cristã quem quiser e que, doravante, o diabo ajude ao mundo, se não quer outra coisa. Por isso, o mundo, ao longo da história do cristianismo, ‘lamenta e grita’ que o Evangelho provoca muito conflito, desavenças e desordem e que tudo é pior do que antes, que ele apareceu, quando tudo corria na maior tranquilidade, não havia perseguição e as pessoas conviviam como bons amigos, boas amigas, bons vizinhos e boas vizinhas.

Mas o que Cristo diz na décima bem-aventurança – “alegrai-vos e sede confiantes, pois no céu sereis muito bem recompensados” – é o seguinte: se você não quer o Evangelho nem quer ser pessoa cristã, então, vai e acompanha o mundo hostil. Aí ninguém lhe persegue por causa de Cristo e do Seu Evangelho e você permanecerá amigo/a. Se você, porém, pela fé na pregação e ensino de Cristo, quiser ter o Evangelho e Ele consigo, então, você terá que contar com a cruz incomum, atribulação, injúria, perseguição, conflitos, problemas onde quer que você está e estiver com as bem-aventuranças em curso na sua vida. Razão: o diabo não tolerará que as coisas transcorram de modo diferente, nem cessará de jogar as pessoas contra o Evangelho, de modo que o mundo inteiro é ‘enfogueirado’ contra ele, como aconteceu ao longo da história com as pessoas que se opõem a Cristo e Seu o Evangelho, por pura teimosia, soberba e petulância, sem que elas mesmas não saibam por quê agem como agem.

Crer, ensinar, confessar, e consequentemente condenar e rejeitar ao modo do Evangelho de Jesus Cristo fé, ensino, confissão, e consequente condenar e rejeitar que Deus não quer em curso na nossa vida não podem e nem devem transcorrer em tranquilidade e paz. Como o relacionado poderia transcorrer em tranquilidade e paz, se o diabo está no governo do mundo e, além disso, é inimigo mortal do Evangelho de Jesus Cristo? E, igualmente, não sem razão, porque isso lhe causa prejuízo em seu reino, e isso ele percebe. Se ele deixasse as pessoas bem-aventuradas crer, ensinar, confessar, e consequentemente condenar e rejeitar ao modo do Evangelho, então, em breve, tudo estaria acabado e seu reino estaria arruinado e destruído. Se ele, porém, quiser resistir e impedir que o Reino de Deus e a Sua justiça tomem forma concreta entre nós, em todos os sentidos, então, ele próprio estaria arruinado e acabado. Por isso mesmo, o diabo tem que usar toda sua arte e empenhar todo seu poder e levantar todas as forças que estiverem ao seu alcance contra o Evangelho, o culto, a fé, o espírito. E, agindo assim, ele faz jus ao que é homicida e pai da mentira desde o princípio.

Concluindo, saiba quem é pessoa cristã, que ninguém que tem o Evangelho em curso na sua vida, precisa esperar paz e tranquilidade neste mundo, enquanto Cristo está em luta com o Seu Evangelho contra o diabo e o seu reino hostil e petulante. E ai do bem-estar e dos dias bons de antes que agora desejam e almejam as pessoas incrédulas. Pois é um sinal certo de que o diabo reina com todo poder e que o Evangelho se afastará novamente cedo de mais de nós quando ninguém mais é pessoa discípula de Jesus Cristo, com boca e coração.

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com