BEM-AVENTURADOS OS MANSOS

Jesus Cristo doutrinou dizendo: “bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” – Mt 5.5. Ele não quer que nós sejamos e nem ainda que perseveremos sendo gente que se porta como quem quer passar ‘com a cabeça pela parede’ ou que só quer ser manso/a quando lhe convém. Ou que jamais tolera alguma coisa na pessoa próxima, ou não cede em algo, como quem ‘quer derrubar o mundo e as montanhas e arrancar árvores’. Manso/a não é quem jamais presta atenção ao que a pessoa próxima diz e faz na condição de pessoa má por natureza. Mansa não é a pessoa incapaz de perdoar e ser indulgente. Manso/a não é quem somente pensa e cogita castigo, vingança, retaliação. Manso/a não é quem logo se ‘arma’ e vai fazer ‘guerra’ ao próximo e à próxima. Manso/a não é quem abusa do seu ofício com arbitrariedade ou quem o exerce movido pela raiva, pelo ódio e pela inimizade sob a ‘aparência e manto’ de autoridade, direito e incumbência. Mansa não é a pessoa que mata a paz, o diálogo, a concórdia com critérios e premissas auto inovados. Manso/a não é quem auto justifica o mal com dolo, má-fé, lucro, poder, mentira com a verdade, covardia.
Jesus Cristo condena e rejeita com a sua doutrina a fé, o ensino, a confissão e a consequente prática das lideranças seculares e religiosas de Sua época. Elas estavam firmemente convencidas e se auto arrogavam o direito a tal de que não precisavam tolerar pecados, erros e falhas da pessoa próxima, indiferente se era judia ou não. Pior. Elas achavam que estavam fazendo o bem quando se vingavam. Elas citavam o texto de Deuteronômio 28.13 como apoio e defesa de sua prática: “O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo…”. Não há nada de errado se o próprio SENHOR coloca alguém por cabeça e não por cauda. Igualmente. Se Ele faz estar em cima e não debaixo. O problema é quando o ser humano, por vezes, sob o falso manto de mansidão é o agente no que somente o SENHOR pode e é agente mono! Porquanto um fato é se Ele diz e promete que o fará, do que quando o ser humano se auto faz o agente. Jesus Cristo censura as pessoas ‘santas’ doidas de Sua época, que acham que seriam e poderiam ser senhor no mundo inteiro e que teriam o direito de ficar livre, de nada sofrer, de somente tumultuar e rumorejar, de agir com violência para proteger o que é seu. E, isto sem um ‘pingo’ de mansidão em seu ser e modo de agir.
Jesus Cristo nos doutrina que quem quiser governar e possuir em paz o que é seu, como bens, casa e lar, etc., deve agir com mansidão. É necessário aprender a condescender e agir com indulgência e suportar o que for possível. Porquanto é inevitável que, por vezes, o teu vizinho e a tua vizinha, por exemplo, cometa uma injustiça contra ti e se exceda, quer o faça por descuido ou, também, propositalmente. Se for por descuido, não resolves o caso se, de tua parte, não queres nem podes tolerar nada; se for de propósito, somente o/a irritas mais ainda com teu violento ‘patear e ficar pé’, enquanto ele/ela fica, certamente, rindo e gozando por te ter irritado e prejudicado, de maneira que, de qualquer modo, não terás paz nem poderás usufruir teus bens em sossego, tranquilidade e paz. Ser uma pessoa mansa é vontade de Deus.
Por vezes, em resumo, se faz necessário optar e escolher: ou conviver com mansidão e paciência com as pessoas e ficar com o que tens em paz e boa consciência, ou perder com truculência e ameaças o que tens e, além disso, não encontrar sossego. Pois decidido da parte de Deus está: os/as mansos/as herdarão a terra. Que ‘lucro’ há no ser o contrário de manso/a?

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com